Digital representation
Digital representation thumbnail

Álbum Ternante sobre Lisboa

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0038
Title type
Atribuído
Date range
1858-05 Date is certain to 1858-05 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (34,5x26x6 cm); com 83 documentos fotográficos em papel (albumina e papel salgado)
Biography or history
Amédée de Lemaire-Ternante nasceu em França, no departamento Côte d’Or, na pequena vila de Chatillon-sur-Siene, no ano de 1821 e faleceu em data posterior a 1866.



Amédée era um pintor da chamada escola francesa e foi essa forma de arte que o tornou conhecido. Foi aluno de Jean Alaux, artista favorito do rei D. Luís Filipe I, e era um artista independente pouco reconhecido no seu tempo, trabalhando maioritariamente por comissões oficiais. É provavelmente através do seu mestre que Ternante recebe, a partir de 19 anos de idade, suas primeiras encomendas de Luís Filipe, tornando-se num pintor histórico e retratista.



Ternante começou a expor no Salão em 1849, com um retrato do Sr. K.. Fora das ordens oficiais que recebe, o pintor parece mais atraído pelas paisagens e cenas de gênero, sendo reconhecido pelo departamento das "Beaux-Arts", onde expôs em 1855, entre outros artistas nacionais e estrangeiros.



Pelas suas obras percebe-se que gostava de viajar, fazendo-o extensivamente - "Vue prise à Raphele (Bouches-du-Rhône)", "Vue prise la forêt de Fontainebleau", "Village Pravady (Bulgarie)"- fazendo extensivamente e particularmente em Portugal e Bulgária, sendo certo que com a morte do rei Luís Filipe, em 1850, percebe-se que Ternante procura outros géneros de representação, nomeadamente a fotografia.



Em 1858, enviado pelo jornal francês "L' Illustration", Ternante integra a pequena corte que acompanhou e documentou a chegada da princesa Estefânia a Lisboa, vinda de Düsseldorf, para casar com o rei D. Pedro V.



Pintada em 1878, a tela " La terrasse du Palais Longchamp à Marseille" representa uma visão do Palais Longchamp, o Musée des Beaux-Arts, em Marselha construída em 1869.



As obras de pintura de Amédée de Lemaire-Ternante são atualmente mantidas no museu do Louvre e no museu national des châteaux de Versailles et de Trianon.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Este álbum foi realizado no âmbito da viagem realizada a Lisboa por Amédée de Lemaire-Ternante como enviado do jornal francês "L' Illustration" Amédée de Ternante-Lemaire para documentar a chegada da princesa Estefânia a Lisboa, vinda de Düsseldorf, para casar com o rei D. Pedro V.

Amédée de Ternante-Lemaire realiza uma reportagem sobre o acontecimento e, durante essa estadia, completou um levantamento de vistas da cidade de Lisboa.



A maioria das albuminas estão coladas a folhas do álbum, sendo certo que a maioria das folhas que integram retratos de pessoas têm 2 ou até 3 em cada folha (1 e 2, 4 e 5, 6, 7 e 8, 9 e 10, 11 e 12, 13 e 14, 15 e 16, 17 e 18, 29 e 30, 31 e 32, 33 e 34, 73 e 75, 74 e 76). As imagens 78 a 83 não estavam coladas nas folhas originais do álbum.

Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 03,Gaveta 03
Previous location
2705
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 6 doc. fotográficos de Amédée de Lemaire-Ternante. PT/CPF/CNF.
Notes
Nota sobre o Título: O proprietário do álbum, Francisco Belchior designava-o deste modo pelo que se manteve tal título.
Creation date
5/9/2008 12:00:00 AM
Last modification
5/14/2015 9:46:27 AM
Record not reviewed.