Digital representation
Digital representation thumbnail

Álbum de Sebastião Horta Machado

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0039
Title type
Atribuído
Date range
1911 Date is certain to 1944-08 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (30x22,5x2 cms); com 208 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata, fototipia e cianotipia)
Extents
1 Álbuns
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Este albúm retrata, na sua maioria, os momentos de lazer do fotógrafo com os seus amigos e a sua família.



O circuito geográfico do autor apresenta imagens de paisagens da zona centro sul, desde a praia da Ericeira, de Cascais, da aldeia do Toxofal, na Lourinhã, de Alpiarça, de Santarém, de Almeirim, do lugar de Penedo, em Torres Vedras, de Ponta de Erva, em Vila Franca de Xira e do Conchoso, junto ao rio Tejo na Azambuja.



Mostra nos um dia de visita ao jardim zoológico, de idas à tourada ao Campo Pequeno ou às largadas em Santarém, dos dias de caçadas, quer à raposa, quer ao coelho ou à perdiz, em Évora, na Marinha Grande e na Golegã.

As últimas páginas do álbum estão preenchidas com o relato do grupo "Carpe Diem", a que o autor pertencia, e que durante anos passava 15 dias do mês de Agosto a acampamar no Conchoso, junto ao rio Tejo, onde caçavam e pescavam.



O álbum não é um vulgar állbum comprado mas o aproveitamento de um catálogo de papeis da "Casa dos Papeis finos" onde foram coladas as fotografias.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 14
Previous location
2706
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 12:43:53
Record not reviewed.