Digital representation
Digital representation thumbnail

Maqueta da Coleção de Costumes Populares

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0040
Title type
Atribuído
Date range
1871 Date is certain to 1900 Date is certain
Dimension and support
1 caderno (11,7x18x0,7 cm); com 43 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Biography or history
José Albino Pereira de Carvalho nasceu em Penafiel em 1841 e faleceu em Monção a 5 de Agosto de 1920.







Aos 18 anos embarcou para o Brasil. Desenvolveu várias actividades, de entre as quais se destacam a tradução de escritores franceses e a música, tendo feito parte do quinteto amador que teve honras de concertos múltiplos para o Imperador. A sua atividade profissional foi desenvolvida na área da bolsa, tendo sido corretor da bolsa. Pertenceu a diversos conselhos fiscais e publicou livros sobre essa matéria.







Como fotógrafo amador assinava o seu trabalho como "Carvalho - Photographo Amador", e fez várias exposições no Porto, Londres e Berlim (1896-1897) sempre com "Costumes Portugueses".Tinha na sua quinta edificada em Viana do Castelo um atelier de fotografia.

Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Este caderno nada mais é uma que uma maqueta, com fotografias das provas da série "Costumes Populares" é uma série de albuminas com um friso desenhado por Bordalo Pinheiro. Alguns destes ditos costumes são apresentados na sua "Coleção de Costumes Portugueses", sendo até que este caderno foi encontrado dentro da caixa do álbum 0037, "Coleção de Costumes Portugueses", desta mesma coleção, Coleção Alcídia e Luís Viegas Belchior.

Este caderno apresenta costumes, especialmente da ruralidade do Douro e Minho, mas também alguns mas especificos das cidades, como é o caso do Porto e Lisboa.

Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 15
Previous location
3985
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 29 documentos fotograficos no álbum "Coleção de Costumes Portugueses", da autoria de José Albino Pereira de Carvalho. PT/CPF/CNF-CALVB/0037.

Portugal, Arquivo Municipal do Porto, existem 54 documentos fotograficos no Arquivo José Albino Pereira de Carvalho. PT-CMP-DMA/PRI/JPC.

Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 13:01:59
Record not reviewed.