Jorge Ribeiro

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JR
Title type
Atribuído
Date range
1880 Date is uncertain to 2004 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 20.462 doc. fotográficos. Suporte: metal, vidro, película e papel.
Biography or history
Jorge Inácio Gomes Ribeiro nasce em 05.09.1938, na freguesia da Penha de França, Lisboa. Desenvolve precocemente o interesse pela fotografia, por influência do pai, que na infância, lhe oferece uma máquina fotográfica.

O seu pai, José Ribeiro, tinha dois estúdios fotográficos em Lisboa, o “Invicta”, situado na Rua Ferreira Borges, e o “Ribeiros”, na Calçada da Ajuda. A sua familiaridade com todo o processo de captação, revelação e ampliação resulta do contato direto com a atividade profissional do pai, onde Jorge Ribeiro dará apoio, nomeadamente na área do laboratório fotográfico.

Foi bancário, tendo assumido o cargo de gerente durante mais de 20 anos, no Banco Fonseca & Burnay e no BPI.

Começa a fotografar muito cedo com o preto e branco, estética a que se manteve fiel, mesmo depois de começar a trabalhar com a cor. Os seus trabalhos dão primazia à fotografia documental e artística.

Fez cursos de Estética e História da Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes.

Efetuou cerca de noventa exposições individuais e colectivas, nacionais e internacionais (França, Inglaterra, Bélgica, Áustria, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Suécia, Luxemburgo, Japão e EUA). Em 1993, esteve representado em todos os países da Comissão Europeia na exposição ‘Um Dia na Europa’.

Entre 1964 e 2005 obteve aproximadamente de 250 prémios, destacando-se o Prémio Kodak – Racal Clube em 1988, 1990 e 1992, o 1º Prémio Universidade Nova de Lisboa, o 1º Prémio Bienal Vila Franca de Xira, a Menção Honrosa Joshua Benoliel, da Câmara Municipal de Lisboa, o Melhor conjunto do distrito de Lisboa, pelo Governo Civil de Lisboa, o Olympus Award (Japão) e o Certificate of Excelence George Ballantine (Escócia).

Parte da sua obra encontra-se editada em diversas publicações, como: “As lojas de um tempo ao outro I” (1994) e “As lojas de um tempo ao outro II” (1997), “Os Arcos de Lisboa” (1997), e “A Freguesia da Guia - Estudo Histórico” (1993).

Tem trabalhos fotográficos publicados em revistas e jornais em Portugal e no estrangeiro, designadamente no Anuário Português de Fotografia, no Boletim da A.P.A.F., na revista Artes Plásticas, na revista Foto Creativ (Alemanha) e em várias outras publicações. E várias colaborações em catálogos de artistas plásticos.

Integrou júris de concursos de fotografia, nomeadamente: do Prémio Irene Lisboa, da Bienal de Vila Franca de Xira, e do Salão Internacional de Fotografia do Algarve (Silves), considerado, na altura, um dos mais importantes concursos de fotografia mundiais.

Possui trabalhos em museus nacionais e estrangeiros, destacando-se: o Museu de Loures, o Museu de Albufeira, o Museu de Torres Vedras, o Centro Cultural da Malaposta, o Museu do Sabugal, a Região de Turismo do Oeste, a Biblioteca Estatal de Gotemburgo e o Museu Naval de Gotemburgo, Suécia, entre outros organismos oficiais e coleções particulares.

Foi fundador e presidente da direcção da Quadrante - Associação de Artistas Plásticos de Loures, fez parte dos órgãos de gestão da A.P.A.F. – Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, membro do RACAL Clube, sócio da Sociedade Nacional de Belas-Artes, e nomeado, em Outubro de 2002, Artista FIAP (AFIAP), da Fédération International d’Art Photographique.

Desde 1988, ocasião em que se reforma, e até ao final da sua vida, dedica-se exclusivamente à fotografia. Faleceu em 15.10.2006.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação a Zulmira Ribeiro e Paula Gomes Ribeiro, viúva e filha de Jorge Ribeiro, respectivamente, em 2008.
Scope and content
Este conjunto fotográfico é constituído por diversas temáticas, entre as quais: a cidade de Lisboa, as viagens pelo país e estrangeiro, as paisagens e a natureza, a arte xávega, as salinas, os objetos de atividades piscatórias (alcatruzes, redes e bóias de pesca), os barcos (traineiras, moliceiros, recreio, caravela, navios), as estruturas/barracas de praia, os mercados de rua, as feiras, as indústrias tradicionais, os monumentos/edifícios (igrejas, conventos, capelas, ermidas, castelos, cruzeiros, santuários, casas senhoriais, sítios arqueológicos, dólmens), os elementos/pormenores de arquitetura (fachadas, portas, janelas, chaminés, escadas), os espigueiros, os moinhos, o património industrial (Mina de São Domingos, refinaria de Sines), os transportes terrestres (estações de caminho-de-ferro, eléctricos, comboios, autocarros, automóveis, motos), as vias de comunicação (estradas, caminhos, pontes), as atividades lúdicas (teatro, bailado), os bombeiros, os desportos (taekondo, motocross, parapente), os retratos de família e de personalidades públicas, os animais domésticos (gatos, gaivotas, ovelhas) e os trabalhos de carácter experimental e artístico.

Jorge Ribeiro captou de uma forma sistemática imagens da vida social, urbanística e monumental de Lisboa, os vários motivos da calçada portuguesa, os pavimentos, as ruas, as praças, a estatuária, os jardins, os monumentos e os edifícios, o porto de Lisboa, as lojas e as profissões.

Paralelamente, apresenta-nos imagens de localidades, cidades e regiões de Portugal continental: Abrantes, Alcobaça, Algarve (Albufeira, Armação de Pêra, Burgau, Lagos, Monte Gordo, Olhão, Portimão, Praia da Rocha, Sagres, S. Brás de Alportel, Tavira, entre outras), Alenquer, Alentejo (Aldeia da luz, Alqueva, Castelo de Vide, Évora, Estremoz, Minas de S. Domingos, Porto-Covo, entre outros), Aveiro, Arcos de Valdevez, Barcelos, Caminha, Chaves, Coimbra, Fátima, Figueira da Foz, Loures, Santarém, S. João da Madeira, Trás-os-Montes, Vila da Feira, Leça da Palmeira, Entre-os-Rios, Ericeira, Apúlia, Costa da Caparica, Cascais, Oeiras, Moita, Malveira da Serra, Peniche, Cabo Espichel, Ribatejo, Sesimbra, Nazaré, Mira, Lousã, Golegã, Baleal, Foz do Arelho, Penacova, Praia de Santa Cruz.

E países e cidades estrangeiras, como: Alemanha, Andorra, Áustria, Bélgica (Expo de Bruxelas 1958), Espanha (Benidorm, Córdova, Granada, Torremolinos), Estocolmo, França, Gotemburgo, Holanda, Inglaterra, Itália, Londres, Noruega, Oslo, Suécia, Suíça, e ainda, Marrocos.

Nas paisagens e natureza fotografou os lapiás, em Sintra, as serras (Serra do Soajo, Serra do Gerez, Serra da Estrela, Serra da Freita, Serra da Arrábida), as flores, as plantas, as árvores, os rios, as rias e o mar.

Estão também integradas nesta documentação retratos de estúdio em formato de carte de visite, positivos de vidro com imagens de objetos de arte de galerias e museus italianos e ainda positivos de vidro da Maison de la Bonne Presse, que até ao momento ainda não foi possível apurar se terão sido adquiridos por Jorge Ribeiro.

Acresce, a este acervo, negativos de vidro que poderão retratar a família, não se conhecendo até ao momento o seu produtor. E ainda, algumas fotografias oferecidas por amigos, Conde Falcão, Augusto Brito, Patrício Prazeres, Veiga Beirão.

Faz parte deste fundo, um conjunto de documentação textual, onde se inclui, vários diplomas de participação e prémios em Portugal e no estrangeiro, e diversos recortes de imprensa.
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem e classificação que o produtor estabeleceu: por processo fotográfico, correspondendo cada processo fotográfico a uma série. Cada série está organizada em unidades de instalação (envelopes ou caixas), conforme o determinado pelo autor, com ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível, contudo aguarda tratamento de higienização e digitalização/reprodução.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo digital.
Related material
Relação completiva: existem 2.585 diapositivos coloridos e 444 fotogramas em tiras de negativo de Jorge Ribeiro na colecção da Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se de um núcleo sobre o levantamento do património construído em Portugal. Portugal, Fundação Calouste Gulbenkien (C).
Notes
No tratamento deste fundo terá que se ter em consideração um grupo de documentos que foram comprados por Jorge Ribeiro e não são imagens realizadas por ele. Esse grupo terá que ser tratado como sendo uma colecção dentro deste fundo. Neste momento a quantidade refere-se ao total, não se fez a divisão.

Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
14/07/2023 11:58:09
Record not reviewed.