Antonino de Mendonça

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/ADM
Title type
Atribuído
Date range
1903 Date is certain to 1962 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 881 doc. fotográficos de 3x4cm, 4,5x6cm, 4,5x10cm, 6x6cm, 9x14cm, 18x23cm, 30x37,2cm e 36 mm, entre outras; Suporte: vidro, película, papel; Polaridade: positivo e negativo; Cor: p/b e cor; Processo Fotográfico: albumina, cromotipia e gelatina e sal de prata; e 6 filmes p/b 8mm.
Biography or history
Antonino Esteves de Mendonça nasceu a 21 de Fevereiro do ano de 1900 em Penamacor, vila do Distrito de Castelo Branco, e licenciou-se em engenharia eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa em 1924. Trabalhou sempre na sua área, tendo-se iniciado com projetos de eletrificação da sua terra natal e outras vilas da Beira Baixa. Mais tarde foi diretor técnico da Companhia Sintra Atlântico e, em 1928, ingressou na Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses onde trabalhou até falecer.

Em 1930 casou em Lisboa com a sua prima direita Maria Amélia Ribeiro da Fonseca Mendonça, com o Curso Superior de piano do Conservatório Nacional. O casal teve apenas uma filha, Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça.

Na CP, Antonino de Mendonça iniciou funções como Subchefe da Secção do Depósito de Materiais do Entroncamento, passando em seguida a chefiar a Oficina de Obras Metálicas da CP, sediada em Ovar.

Em 1935 regressou a Lisboa para a Divisão da Via e Obras, passando posteriormente por outras divisões e, por fim, pela Divisão de Telecomunicações e Sinalização. Devem-se-lhe trabalhos de valor, entre os quais a “Sinalização Elétrica centralizada nas estações conjugadas Lisboa R – Campolide”, a primeira a ser feita por um engenheiro português, e que mereceu um louvor do Conselho de Administração. Entre outros projetos e estudos será ainda de destacar o “Sistema telefónico de aviso às passagens de nível”, o “Sistema de Sinalização por luzes coloridas” e a “Eletrificação da Linha do Norte” (a primeira eletrificada).

Faleceu em Lisboa, aos 65 anos, de rotura espontânea da pleura.

A fotografia e mais tarde o cinema amador estavam entre os seus hobbies favoritos. O autor foi um dos adeptos do processo fotográfico "Dufaycolor", inventado pelo francês Louis Dufay, em 1908, baseado em quatro cores (magenta, verde, cian e amarelo). Este processo tem os mesmos princípios do processo autocromo.
Geographic name
Penamacor, Castelo Branco
Functions, ocupations and activities
Engenheiro eletrotécnico
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça, filha de Antonino de Mendonça, em 2010.
Scope and content
Conteúdo: Este conjunto de documentos fotográficos reúne retratos individuais e de grupo, em circunstâncias da vida familiar ou em férias, em diversos locais do país, designadamente Alguber, Aveiro, Ericeira, Espinho, Furadouro, Lisboa, Marinha Grande, Nazaré, Ovar, Porto e Torres Vedras, bem como imagens que documentam motivos técnicos ferroviários e arquitetónicos mais ligados à vida profissional do autor, com particular incidência entre o Carregado e Azambuja, Entroncamento, Ovar, Lisboa, Rio Tinto e Pinhal Novo.

Existem ainda 22 documentos fotográficos herdados de seu pai, João Esteves, dos quais 9 (diapositivos de laterna) foram produzidos por aquele, os restantes são positivos, em papel, com retratos de família e amigos.



Para além de cadernos manuscritos, deu entrada, em conjunto com esta documentação, algum equipamento fotográfico e cinematográfico que foi incorporado na Coleção de Câmaras do CPF (num total de 49 registos).
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com as áreas temáticas que o produtor estabeleceu, com ordenação cronológica.

A ordem original de produção e/ou acumulação, encontrava-se organizada, na sua maioria, por três séries temáticas: Série A, designada de "Particular": Motivos de família (MF) ou de famílias amigas, ou do conjunto de ambos, na vida normal ou em férias (retratos individuais, de grupo e de casas); a Série B, designada de "Especial": Motivos técnicos de caráter geral (MT), ferroviários, arquitetónicos e artístico; a Série C, designada de "Geral": Motivos de caráter geral (MG) retratando passeios, reportagens, motivos de desporto, paisagens e edifícios não de arte ou de família.

Havia ainda, alguma documentação organizada, em caixas por ordem cronológica e por formato/processo fotográfico (diapositivos em vidro, diapositivos em película e positivos em papel).
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Other finding aid
Inventário que descreve os documentos ao nível do documento simples.
Related material
Relação completiva: Existe uma parte do fundo nas mãos de amigos da família fruto de doações avulsas feitas por Maria Manuela de Mendonça ao longo de vários anos.
Publication notes
Informação prestada por correio eletrónico, pela senhora Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça, filha do fotógrafo.
Notes
Cota de localização atual:

Depósito Geral Estante 01 Prateleira 17 (papel);

Depósito Frio Estante 6 Prateleira 1 (diapositivos 0006);

Depósito Frio Estante 6 Prateleira 3 (películas);
Creation date
16/07/2012 11:48:47
Last modification
15/01/2024 12:10:15
Record not reviewed.