António Alves Cerqueira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/ACQ
Title type
Atribuído
Date range
1957 Date is certain to 1963 Date is certain
Dimension and support
59 doc. fotográficos de 6x6cm; Suporte: película; Polaridade: negativo; Cor: p/b, Processo fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
5 Folhas
0,01 Metros lineares
Biography or history
António Alves Cerqueira nasceu no Porto, na freguesia de Miragaia, em 1939. Iniciou o seu percurso profissional como operário da firma Nopal, que se dedicava ao comércio de produtos de papelaria, empresa onde viria, mais tarde, a desempenhar as funções de vendedor. Paralelamente, e uma vez que sempre se interessou por fotografia, trabalhou como profissional freelancer, não deixando de a incluir igualmente nos seus tempos livres enquanto hobbie. Assim, e a partir de 1950, fotografou casamentos, batizados e comunhões e realizou, por sua iniciativa, trabalhos de cariz mais artístico através de registos fotográficos de aspetos da cidade do Porto. Por motivos pessoais viria a abandonar a prática em 1968/1969. Mais tarde, terá tomado a decisão de eliminar todos os documentos fotográficos resultantes do seu trabalho comercial, maioritariamente composto por retratos, bem como reportagens fotográficas feitas em circunstâncias específicas, designadamente comemorações de âmbito familiar.

António Cerqueira continua a viver no Porto juntamente com a sua mulher Delfina Cerqueira.

Acquisition information
Documentação adquirida por doação do autor, António Alves Cerqueira em agosto de 2012.
Scope and content
O conjunto de documentos fotográficos doado resultou essencialmente do registo fotográfico pormenorizado das diversas fases de construção da Ponte da Arrábida entre 1957 e 1963. Inclui ainda vistas da ponte D. Luís e D. Maria, bem como vistas gerais de aspetos da cidade do Porto.

O fundo compreende material e equipamento fotográfico diversificado (uma câmara de estúdio Mackenstein, uma câmara Billora Bella 66, ampliadores, prensa, lente, marginador, entre outros) que foi incorporado na Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF.

Arrangement
Os documentos encontram-se reunidos fisicamente em caixas, descritos a nível de conteúdo e ordenados por ordem cronológica e por temática (foi sempre mantida a ordem original de produção ou acumulação, ou de arquivamento, tal como foram recebidos do doador).
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Publication notes
Creation date
05/12/2012 11:14:26
Last modification
20/12/2013 10:18:53
Record not reviewed.