Manuela de Mendonça

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/CPF/ADM-MDM
Title type
Atribuído
Date range
1944 Date is certain to 1961 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 227 doc. fotográficos de 4x6,5cm e 6x6cm; Suporte: película; Polaridade: negativo; Cor: p/b; Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Extents
3 Caixas
Biography or history
Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça nasceu em Lisboa em 1932. Filha de Antonino Esteves de Mendonça e de Maria Amélia Ribeiro da Fonseca Mendonça.

Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa, em 1957. Especializou-se em Medicina psiquiátrica em 1962 e pedopsiquiatria.

Seguiu desde o início a carreira hospitalar e desenvolveu actividade clínica e de investigação, formação de técnicos de saúde e de educação e exerceu docência universitária em Lisboa e Coimbra. Assumiu cargos de chefia e direção, de organização e gestão no âmbito da Psiquiatria Nacional, no ex-Instituto de Assostência Psiquiátrica e Direção de Serviços de Saúde Mental. Aposentou-se como Diretora Hospitalar, do Hospital Psiquiátrico Sobral Cid, em 1963, cargo que desempenhou durante quatro mandatos sucessivos.

Foi também sud-Diretora do Centro de Medicina Pedagógica de Coimbra do Ministério da Educação, consultora do Centro de Estudos da Profilaxia da Droga, presidente da Comissão da Especialidade de Neuropsiquiatria Infantil e presidente da Direção do respetivo Colégio da Ordem dos Médicos.

Tem publicadas algumas dezenas de trabalhos científicos em Portugal, noutros países europeus, Estados Unidos e Canadá. Faz parte da sua bibliografia a colaboração em várias revistas de âmbitos diferentes, bem como em jornais nacionais (comentários, crónicas e artigos de intervenção) e antologia de contos. Tem vários livros publicados dwe cariz memorialístico em que regista a sua vivência privada e profissional nas diferentes instituições que conheceu.

Fez investigações pioneiras, algumas das quais mereceram prémios, atribuídos pelas Sociedade de Neurologia e Psiquiatria, Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e Sociedade de História da Medicina da Bulgária.

É membro honorário de sociedades científicas nacioanis e estrangeitas.

Possui louvores da Direção de Serviços de Saúde Mental e do Ministério da Saúde.



A autora começou por usar uma máquina fotográfica Kodak, modelo Baby Brownie Special, que produzia imagens 4x6.5cm, oferta de seu pai.
Functions, ocupations and activities
Médica psiquiátrica e pedopsiquiatria, Diretora Hospitalar
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Manuela Ribeiro da Fonseca Esteves de Mendonça, em 2010.
Scope and content
Os negativos produzidos por Manuela Mendonça contêm essencialmente retratos individuais e de grupo, em passeios ou em lazer com vistas de vários locais do país, entre os quais Arrábida, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Fátima, Guimarães, Leiria, Monção, Oliveira de Frades, Palmela, Porto, Rincho, Sintra e Viseu, e também em algumas regiões de Espanha, designadamente Bayona, La Corunã e Tuy.
Arrangement
Ordem original de produção, a qual se encontrava organizada por ordem cronológica e formato.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Other finding aid
Inventário que descreve os documentos ao nível do documento simples.
Notes
Cota de Localização: Depósito Frio na Estante 6 Prateleira 1
Creation date
02/05/2014 15:03:44
Last modification
10/02/2023 14:51:42
Record not reviewed.