Luís Ferreira Alves

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/LFA
Title type
Atribuído
Date range
2008 Date is certain to 2008 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 99 doc. fotográficos digitais. [2 ficheiros digitais, 1 em formato TIFF com aproximadamente 30x47cm, 300 dpi’s, RGB, 60 Mb; 1 em formato JPEG com aproximadamente 9,5x14,3cm, 300 dpi’s, RGB, 300 Kb].
Biography or history
Luís Ferreira Alves nasceu no dia 25 de abril de 1938, em Valadares, Vila Nova de Gaia, no seio de uma família da burguesia financeira. Nos anos 50, era membro ativo do Cineclube do Porto e fez parte da equipa que realizou o documentário “Auto da Floripes”. Em 1962 foi preso pela PIDE, tendo sido paulatinamente afastado do Banco Ferreira Alves & Pinto Leite, onde trabalhava junto do seu pai.

Nos anos 80, apesar da sua situação profissional confortável de Comercial numa grande empresa, foi dando continuidade a uma intensa atividade fotográfica, tendo exposto na Cooperativa Árvore, “Fotografia de Cena”, imagens sobre teatro independente, em colaboração com Gabriela Ribeiro, e “Em busca da cor perdida”, imagens sobre a destruição urbana da cidade do Porto. Em 1983, surgiu o convite do arq. Pedro Ramalho, de apresentar, na Escola Superior de Belas Artes do Porto, um diaporama sobre a sua obra arquitetónica, tendo sido esta a alavanca para a sua atividade como fotógrafo profissional.

Desde essa altura que colabora de forma restrita com arquitetos da chamada Escola do Porto, nomeadamente com o arq. Eduardo Souto Moura. Especializou-se em fotografia de arquitetura, património e território, sendo publicado regularmente em catálogos e publicações de todo o mundo, a par da realização de vídeos de arquitetura e de exposições individuais e em co-autoria.

Possui o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos, atribuído a 8 de Outubro de 2013, em Lisboa, e a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, pela Câmara Municipal do Porto, desde Julho 2015. Faleceu a 9 de julho de 2022.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Documentação adquirida por doação do autor, Luís Ferreira Alves, em 7 de fevereiro de 2017.
Scope and content
Este conjunto fotográfico é constituído por imagens de uma única temática, os espaços interiores do edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto após as obras de remodelação e de adequação às novas funcionalidades do Centro Português de Fotografia, pelos arquitetos Humberto Vieira e Eduardo Souto de Moura. São imagens que mostram as proporções precisas do lugar, o espaço e a luz, ou um pormenor simbólico.
Arrangement
Classificação e ordenação dos documentos seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordenação numérica que o autor estabeleceu.
Access restrictions
Documentação acessível ao público no CPF dado aguardarem tratamento de descrição/integração das imagens em linha.
Conditions governing use
A documentação é reproduzível para terceiros, cuja finalidade seja a cultural, a científica ou outra que não possua a vertente comercial. Qualquer outro pedido de reprodução, fora deste âmbito, deverá ser objeto de autorização do autor, que deverá responder por escrito num prazo máximo de 1 mês, comprometendo-se a manter os seus contatos atualizados. A utilização para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF ou do Diretor Geral da DGLAB. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Não aplicável.
Other finding aid
Inventário, em folha de cálculo, disponível no Centro Português de Fotografia.
Notes
Luís Ferreira Alves é sobrinho-neto de Joaquim Gomes Ferreira Alves, médico, fundador do Sanatório Marítimo do Norte e da Clínica Heliantia e fotógrafo amador, cujo fundo foi doado em 2016 ao CPF, personalidade notável da medicina e da cultura do norte.
Creation date
22/12/2017 12:05:35
Last modification
29/09/2022 13:45:26
Record not reviewed.