Ludwig Wagner

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/LDW
Title type
Atribuído
Date range
1927 Date is uncertain to 1977 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: cerca de 48.045 documentos fotográficos, composto por 35.568 negativos em película de 35mm, 23 negativos em película 9x12cm; 100 negativos em vidro 9x12cm; 27 negativos em vidro (3x4,5cm; 9x12cm; 10x15cm; 13x18cm); 4.799 diapositivos 35mm; 462 diapositivos estereoscópicos; 7.066 provas (18x24cm; 13x18cm; 10x15cm; 9x13cm). Equipamento e material Fotográfico: 2 visores estereoscópicos, da marca Zeiss Ikon e da marca Iloca.
Biography or history
A autoria deste conjunto de documentos fotográficos é do cidadão alemão, Ludwig Wagner (1900-1977), licenciado em engenharia eletrotécnica que escolheu a cidade do Porto para viver com a sua esposa, em finais dos anos 20 do séc. 20. Estabeleceu-se na rua Cândido dos Reis com uma loja de reparação de rádios e assistência técnica a diversas marcas de equipamentos óticos, trabalhando especialmente com a marca Zeiss Ikon.

Paralelamente, e uma vez que sempre se interessou por fotografia, dedicou os tempos livres a viajar pelo país, com o intuito de fotografar os animais, as aves (águias-reais do Alvão, abutres e cegonhas pretas do Douro Internacional), a natureza, as paisagens, os monumentos, na maior parte das vezes acompanhado pela esposa e as duas filhas. A sua personalidade refletia-se nas imagens que captava sobre a natureza, os rios, as serras, as árvores, os cogumelos, as aves, os insectos, e nomeadamente borboletas.

Nos anos 60, a convite de José Maria D’Eça de Queirós (neto do escritor Eça de Queirós) viajou até Africa, onde registou a vida animal selvagem do Parque da Gorongosa (avestruzes, búfalos, chimpanzés, chitas, colibris, crocodilos, elefantes, flamingos, girafas, hienas, hipopótamos, impalas, leões, leopardos, macacos, pelicanos, rinocerontes, zebras) e as paisagens de Angola (Lobito, Moçamedes e Novo Redondo).

Ludwig Wagner conviveu com Manuel Cabral de Resende Pinto, professor catedrático de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com quem partilhou o interesse pela botânica. Nesse contexto, realizaram percursos pelo campo para observação e prospeção de determinadas espécies da fauna e da flora pelo norte do país, que terão resultado na produção de diversas fotografias, presentes neste fundo. Privou, também, com outras personalidades, nomeadamente, artistas alemães e húngaros (Oscar Michaelis, George Demetriades e Átila Mendly de Vetyemy), que passaram pelo nosso país, registando os retratos desses artistas e algumas das suas obras. Era membro do prestigiado "Club Portuense", instituição privada, fundada em 1857, por aristocratas e burgueses da época, e frequentado desde sempre por personalidades da cidade do Porto, entre os quais se proprietários, engenheiros, futuros titulares, homens de governança da Cidade e diversos estrangeiros, o qual tinha uma vida social muito activa e que desde 1924 tem a sua sede na Rua Cândido dos Reis, mesmo ao lado da sua residência.

Ludwig Wagner teve várias máquinas fotográficas, como a Rolleiflex, a Contax, a Contarex ou a Linholf, fotografando a preto e branco e mais tarde a cor, revelando no seu laboratório, no sótão de casa.

Apesar do seu percurso discreto, participou num concurso de fotografia integrado na Exposição do Mundo Português 1940, onde ganhou um 2º prémio.

A par do lado rigoroso na captação e enquadramento das suas imagens, estes documentos possuem um importante valor documental. Por outro lado, demonstram a forma de estar e de viver de um casal alemão que constituiu família na cidade do Porto, o gosto e o usufruto da natureza: os banhos nos rios (Douro, Tâmega, Cávado), os passeios de barco no Rio Douro, a observação das aves e das borboletas.

Faleceu no Porto, em 1977.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Engenheiro, fotógrafo amador.
Internal structure/genealogy
Ludwig Wagner (1900-1977) era filho de Maria e Georg Wagner (professor e arqueólogo), foi casado com Annie Wagner (1904-1986) e teve duas filhas, nascidas na cidade do Porto, na freguesia da Vitória, Lisete Carlota Wagner (31.08.1929) e Rute Maria Wagner (27.08.1931).
Custodial history
O presente conjunto fotográfico esteve sempre na casa de família, sendo legado à filha mais velha, Lisete Carlota Wagner, que ainda habita nessa mesma residência.
Acquisition information
Documentação obtida através de aquisição por compra à filha, Lisete Carlota Wagner, em 23 de novembro de 2016, através de Escritura Pública.
Scope and content
Este fundo representa a totalidade dos registos fotográficos, e possui uma enorme diversidade temática: os animais em África (avestruzes, búfalos, chimpanzés, chitas, colibris, crocodilos, elefantes, flamingos, girafas, hienas, hipopótamos, impalas, leões, leopardos, macacos, pelicanos, rinocerontes, zebras, entre muitos outros), do Parque de Gorongosa, em Moçambique e em Angola; e os animais em território nacional, cegonhas, milhafres, águias do Douro Internacional, cotovias, andorinhas, rouxinóis, melros, insetos, borboletas (a par das imagens, possui uma grande coleção de borboletas emolduradas), cisnes, ovelhas, répteis, gatos.

Outro grande grupo de conteúdos são: as cidades, regiões e localidades do país: Amarante, Alentejo, Algarve, Águeda, Aveiro, aldeias históricas (Belmonte, Monsanto, Sortelha), Batalha, Barcelos, Beja, Berlengas, Bom Jesus, Bragança, Caldas da Rainha, Castelo Rodrigo, Castro Laboreiro, Cabo de São Vicente, Cabo Espichel, Cabo Mondego, Castelo de Paiva, Coimbra, Covilhã, Douro, Esposende, Évora, Fermentelos, Figueira da Foz, Gerês, Golegã, Guimarães, Lamego, Leiria, Lisboa (Exposição do Mundo Português, jardim zoológico, Mosteiro dos Jerónimos, aeroporto), Madeira, Marvão, Montalegre, Murça, Óbidos, Ovar, Paços de Ferreira, Penafiel, Ponte de Lima, Porca da Murça, Resende, Santo Tirso, Sever do Vouga, Sintra, Trofa e a Ponte Pênsil, Trás-os-Montes, Viana do Castelo, Vila Boa de Quires, Vila Meã, Vila do Conde, Vizela, Porto (esta, uma cidade recorrentemente fotografada pelo autor, que até da janela de sua casa captava imagens da Torre dos Clérigos), Tomar, Vila do Conde, Vila Real, Vinhais, Viseu.

Os países da Europa, nomeadamente Espanha (Ávila, Cádis, Córdova, Gibraltar, Granada, Corunha, Madrid, Mérida, Nevada, Picos da Europa, Pontevedra, Santander, Salamanca, Segóvia, Sevilha), França, Itália e Alemanha (onde fotografou aviões nazis).

Outros assuntos captados são: os monumentos/edifícios (igrejas românicas, castelos, fortes, pelourinhos, cruzeiros, claustros, solares, brasões, aquedutos, dólmens, sítios arqueológicos, pontes, Casa da Ínsua em Penalva do Castelo, Quinta da Boa Viagem, Areosa); a natureza: paisagens, rios (Ave, Douro, Cávado, Lima, Olo), serras (Serra da Estrela, Serra do Gerês, Serra da Lousã, Serra de Valongo), árvores em flor, plantas, flores, cogumelos, mar, nuvens, vindimas, Quintas no Douro (Porto Bois, Ferreirinha, Real Companhia Velha).

Assinale-se por fim um lote de registos diversificados: barcos rabelos, moinhos, espigueiros, colmeias, touradas, pescadores, olaria de Rosa Ramalho, feiras (feiras do Minho, da Golegã), Carnaval do Porto nos anos 30, eclipse do sol, corridas de automóveis, retratos. É de destacar ainda, imagens de monumentos/eventos já desaparecidos, nomeadamente a Ponte Pênsil dos anos 30, na Trofa, e a Exposição do Mundo Português 1940.
Documental tradition
Original
Arrangement
Aguarda tratamento.
Access restrictions
Documentação a aguardar tratamento (arquivistico, higienizar e digitalizar)

Após tratamento, será parcialmente acessível em-linha, sendo que em alguns casos poderá tornar-se acessível sob pedido ao CPF e de acordo com as exceções previstas no nº 2 do artº 79º do Código Civil vigente, quanto aos direitos de imagem.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, bem como os direitos de imagem dos retratados. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída por negativos de vidro e película, diapositivos de película, que enquanto não forem digitalizados e positivados poderão ser visualizados (em modo negativo) numa mesa de luz.

Em termos de conservação, no seu geral, apresentam um bom estado, necessitando de serem higienizados.
Other finding aid
Listagem disponível (em papel) no Centro Português de Fotografia.
Publication notes
Santuário Bravio: Moçambique, de José Maria D’Eça de Queirós;
Seara dos Tempos: Angola no Presente – Angola no Passado;
Portugal, Frederic P. Mariay, Porto: Capital do Norte – Origem de Portugal, Frederic P. Mariay;
Notas sobre nidificação de Aquila chrysaetus na Serra do Marão, Dr. José de Lima, Aves de Portugal Continental: Breve história da fotografia analógica de aves selvagens de Portugal, Nuno Gomes Oliveira;
NVMMVS nº 28, dez 1966.
Creation date
10/12/2018 10:35:41
Last modification
12/03/2024 11:00:11
Record not reviewed.