Leonardo Kossoy

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/LK
Title type
Atribuído
Date range
2011 Date is uncertain to 2013 Date is uncertain
Dimension and support
21 doc fotográficos 40x60cm, 60x90cm, 80x120cm, 160x106cm em papel de algodão sobre placa de Alucobond e estrutura de alumínio
Extents
0,5 Metros lineares
Producer
Leonardo Kossoy
Biography or history
A autoria deste conjunto de documentos fotográficos é do cidadão brasileiro, Leonardo Kossoy, nascido em 1943, em São Paulo. Licenciado em direito pela Universidade Mackenzie, enveredou, nos anos 60, pela literatura e pelas artes visuais, vinculando-se a vanguardas culturais. Só mais tarde é que se dedica exclusivamente à fotografia.

Os trabalhos de Leonardo Kossoy procuram uma ligação interdisciplinar entre a poesia, a literatura, a fotografia e a pintura, principalmente nas definições de perspetivas, enquadramentos e iluminação.

Leonardo Kossoy tem realizado várias exposições individuais e coletivas: “4 un-common places in Brooklyn” (2004), “Desoriente: o Eu nômade” (2006/2007), Espanhas” (2007), “Onde a Água Encontra a Terra” (2009/2011), “A sedução de Marilyn Monroe” (2012).

Entre 2011 e 2013, Leonardo Kossoy desenvolveu a série fotográfica “Only You”, exposta no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo), em 2014, com curadoria de Fernando Azevedo. Desde então a exposição Only You foi apresentada no Rio de Janeiro, no Centro Cultural Correios, em Niterói (RJ), no Palácio dos Correios, e em Portugal, na cidade do Porto, no Centro Português de Fotografia (CPF). Iniciando assim a itinerância pela Europa, a que se seguiu a cidade de Valência, em Espanha, no Museo Valenciano de la Ilustración y la Modernidad (MuVim), no período de fevereiro a abril de 2017.

Leonardo Kossoy é o artista convidado para a comemoração dos 25 anos da Bienal de Curitiba e suas obras estão em uma sala especial no MON – Museu Óscar Niemeyer, aberta em outubro de 2018 onde permanecerá até março de 2019.
Geographic name
São Paulo, Brasil
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Documentação adquirida por doação ao autor, Leonardo Kossoy, em 2018.
Scope and content
O conjunto doado pertence a um grupo de fotografias que esteve em exposição no Centro Português de Fotografia, com a designação de Only You, no período de 15 de julho de 2016 a 15 de janeiro de 2017.

A realização do projeto fotográfico que deu origem à esta exposição e ao catálogo Only You teve a duração de três anos (2011-2013), sempre com mesmos modelos nus em situações dramatizadas sugerindo esquemas e tramas geométricos. Conforme explica o fotógrafo “Eu procurava o drama. Para realizar os ensaios eu encontrei um casal de atores que resolveram a questão da expressão cênica. Tinha que ser ator. Gosto muito de ópera, de gestos extremos”.

Esta mostra tenta refletir sobre a falta de comunicação entre os casais (amantes? marido/mulher? mãe/pai?), as presumidas questões, as interpretações inusitadas, a forma de sentir de cada um. De acordo com o fotógrafo, a questão é mais complexa: “não quero falar da relação entre homem e mulher, mas da questão binária do pensamento. Na mente, existe um modelo binário. Você só consegue pensar em algumas coisas se imaginar o oposto”, afirma Kossoy, cujas “imagens idealizadas” investigam os limites da linguagem fotográfica, expandida por conceitos da literatura, das artes visuais e da psicanálise.

Para o curador da exposição, Fernando Azevedo, “até a nudez aqui é meio. O nu, que a tudo permeia, é o figurino de Kossoy. Como seus fundos negros indeterminados, a nudez também recusa referências de tempo e espaço. (…). A nudez mais ousada em Only You, porém, está mesmo no desnudamento da noção insular de interioridade. Nossas singularidades como casal, talvez venham ser muito mais plurais e exteriormente partilhadas do que estamos preparados para admitir”.
Documental typology
Polaridade: positivos; Cor: cor; Processo fotográfico: digital
Arrangement
Classificação e ordenação dos documentos seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordenação numérica que o autor estabeleceu.
Access restrictions
Documentação acessível, aguarda digitalização.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação em vigor sobre os direitos de autor e os direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Listagem disponível no Centro Português de Fotografia.
Location of originals
Matrizes digitais na posse do autor.
Publication notes
Only You, Fernando Azevedo, Roberto Tejada e Ana Kiffer (texto). Leonardo Kossoy (Fotografia). Rio de Janeiro: G. Ermakoff Casa Editorial, 2015.
Creation date
17/12/2018 16:39:05
Last modification
04/08/2021 14:15:53
Record not reviewed.