Novais Pinto

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/NP
Title type
Atribuído
Date range
1895 Date is uncertain to 1955 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 57 documentos dos quais 54 doc. fotográficos; Suporte: digital e papel; Cor: p/b; Processo Fotográfico: Ficheiros digitais, albumina e gelatina e sal de prata
Extents
1,86 Megabyte
Producer
Novais Pinto
Biography or history
O produtor deste conjunto de documentos fotográficos é a família Novais Pinto ao longo de diversas gerações da família do doador João de Castro Leitão, por via de sua mãe Ana Maria Pinto Cabrita, a qual era filha de Maria Helena Novais Pinto (1917-1944) e neta dos fotógrafos Lucília Amélia de Novais (1897-1961) e Augusto Kurt Pinto (1887-1959) e sobrinha-neta de Mário e Horácio Novais. Ana Maria Pinto Cabrita ficou órfã de mãe com dois anos e foi criada pela avó Lucília Amélia de Novais. Lucília Amélia de Novaes era filha de Júlio Novaes.

Júlio Novaes nasceu em 1867 e era filho do segundo casamento de Fábia Emília Novaes. Teve três meios-irmãos, os fotógrafos António Novaes (1855-1940) e Eduardo Novaes (1857-1951) e, o pintor Alfredo José Henriques Novaes. Júlio era o mais novo dos irmãos António e Eduardo, tendo começado a trabalhar na Photographia Bastos, na Calçada do Duque 19-25, Lisboa, em 1879, apenas com 12 anos de idade. Nessa data já António Novaes trabalhava em fotografia, pelo menos, há cinco anos, o que leva a pensar que Júlio Novaes poderá ter aprendido com os irmãos. Mais tarde, tomou a gestão da empresa como seu irmão Eduardo e aí ficou continuou pelo menos até 1897. Em 1897 abandonou a gerência desta casa fotográfica, ficando o seu irmão Eduardo Novaes com a gestão da mesma, passando a usar o seu nome individual. Júlio inaugurou o novo estúdio a Photographia Novaes, na Rua Ivens, 28, Lisboa, local onde até 1896, funcionou o Instituto Photográphico de Arnaldo Fonseca & Commandita. Júlio Novaes publicitava diariamente no jornal o seu estúdio – o 28 da Rua Ivens – que executava “retratos em todos os géneros, retrato elegante Mignon a 150 réis cada; retratos a crayon desde 2$500; um bello retrato esplendidamente emmoldurado 7$000. Recebem-se encomendas das províncias, basta mandar o original e a importância em carta registada, só na Photographia Novaes, 28 Rua Ivens, 28 ao Chiado”. Por volta de 1905 o estúdio terá sido alargado ou passado ao número 32. Em 1909, para além do estúdio individual, Júlio Novaes anunciou outro de parceria com Pozal, o "J. Novaes & Pozal", na Rua do Sol nº 19, ao Rato, também em Lisboa. Chegou a editar um boletim semanal, de características populares e jocosas, com o título "O 28" (1899-1909). Participou na Exposição Universal de Paris, em 1900. Há registo de fotografias sob a sua insígnia até pelo menos 1914. Faleceu em 1925. Teve 4 filhos, Lucília Amélia Novaes (1896-1961) e Mário Novaes (1899-1967) do primeiro casamento e Gabriela e Horácio Novaes (1910-1988) do casamento com Maria José Novaes. De acordo com indicação dos familiares, também Lucília Novaes seguiu os passos do pai e tornou-se umas das primeiras fotógrafas e retratistas portuguesas, contudo não se encontram registos escritos de tal. Casou em 1916 com um outro fotógrafo de renome Kurt Pinto, o fotógrafo oficial da construção da Central Tejo, hoje Museu da Eletricidade. Deste casamento nascem 4 filhos, Mª Helena (1917-1944), Mª Madalena (1919-2000?), Mª Carlota (1921-2005?), João (1923 -?) e Jorge de Novais Pinto (1927-1944). Lucília acaba por criar sozinha os filhos e mais tarde a única neta Ana Maria, por separação de Kurt Pinto. Madalena e João seguiram a tradição da família, tornando-se operadora de estúdio e fotógrafo, respetivamente.

Augusto Kurt Silva Pinto nasceu em 1891/5(?) em Angola e morreu em 1959. Filho de Celestino de Silva Pinto e Emília Ferreira da Silva Pinto. Do seu padrinho, maçon germânico, obteve o nome Kurt, pelo qual passaria a ser conhecido. Entre 1908 e 1910 Kurt Pinto foi secretário do jornal "Commercio e Industria: Sciencias, Artes e Letras", passa pela Photographia Vasques, onde também trabalha Mário Novais, que viria a ser seu cunhado. Entre 1920-25 é diretor-técnico da “Photo-Palace”, na rua Ivens 32-34, morada que foi do estúdio de seu sogro Júlio Novais, o que leva a supor que ele e Lucília se tornam sucessores daquele no estúdio até à sua morte. Em 1926 os trabalhos de A. Kurt Silva Pinto têm já o cunho de Photo-Avenidas, na Av. Marquês de Tomar e posteriormente nos anos 40/50, Kurt Pinto passa a designar-se Técnico fotográfico com morada na rua da Emenda, 5, 1º, Lisboa. Colaborou com a Câmara Municipal de Lisboa no registo fotográfico das transformações urbanísticas operadas na capital portuguesa nas décadas de 30 e 40 do século XX. Ainda nesse período, vai trabalhar, com as Companhias Reunidas Gás e Electricidade (CRGE). Fez também a reportagem sobre a Central Tejo, retratando o trabalho que aí se fazia e os trabalhadores.
Geographic name
Lisboa
Functions, ocupations and activities
Fotógrafos
Custodial history
Documentação transmitida por via familiar através de Ana Maria Pinto Cabrita Caetano, mãe de João de Castro Leitão e herdeira única/universal de sua mãe e tios.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação (digital e papel) de João de Castro Leitão, em 2018.
Scope and content
A documentação (fotografias), no geral retrata o fotógrafo Júlio Novaes, Fábia Novaes (mãe de Júlio, Alfredo, Eduardo e António Novaes), o fotógrafo António Novaes (irmão de Júlio Novaes), Amélia Sobral (1ª mulher de Júlio Novaes), Lucília Novaes (filha adotiva de Júlio Novaes e Amélia), o fotógrafo Augusto Kurt Pinto (marido de Lucília), Maria Helena, Maria Madalena, Carlota e João Novais Pinto (filhos de Lucília Novaes e Kurt Pinto).

Há ainda 3 (três) documentos gráficos: a certidão de nascimento de Lucília, o boletim de casamento de Lucília Novaes e Kurt Pinto e o bilhete de identidade de Lucília Novaes.
Arrangement
Classificação dos documentos seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Location of originals
Com os herdeiros.
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 3 fotografias na coleção Júlio Novais - PT/CPF/JN;

Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem fotografias atribuías a Kurt Pinto na Coleção Nacional de Fotografia - PT/CPF/CNF.
Notes
Nota à História biográfica: O apelido Novaes apresenta a ortografia da época, em conformidade com as biografias existentes dos membros mais antigos da família, e a ortografia atualizada no caso dos irmãos Lucília, Mário e Horácio, de acordo com os próprios.

Fontes de Informação: Eugénio de Andrade, Fundação. 2006. A Fotografia Revolucionária; Lisboa, Câmara Municipal. 1996. António Novaes 1903-1911; Sena, António.1998. História da Iamgem Fotográfica em Portugal; http://joaodecastro.com/port/about/bio_Joao_de_Castro_2015.pdf;
Creation date
16/09/2019 17:39:28
Last modification
24/10/2022 13:31:07
Record not reviewed.