Denyse Gérin-Lajoie

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/DGL
Title type
Atribuído
Date range
1989 Date is uncertain to 1999 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 40 doc. fotográficos 40x50cms Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
0,008 Metros lineares
Biography or history
Denyse Gérin-Lajoie nasceu a 19 de junho de 1929, no seio de uma proeminente família com raízes históricas no Quebec e um profundo sentido social.

Aos 19 anos, casou com Marc Tétrault, um homem de negócios, com quem teve 6 filhos.

Em 1969, após 20 anos de casamento, Denyse decide continuar a vida sozinha com os filhos, afastando-se um estilo de vida baseado no consumismo e começando uma carreira no mundo das artes, nomeadamente a fotografia.

Entretanto, conhece Jorge Guerra, fotógrafo e realizador português exilado pelo regime de Salazar, com quem casa e vive o resto da sua vida. Juntos dirigem, em Montreal, a revista OVO, dedicada à fotografia. Os temas escolhidos são muito específicos, como mulheres fotógrafos, auto-retratos, imigração, prisões e trabalhadores em James Bay, dando um carácter de investigação social à revista.

Mais tarde, nasce a Espace OVO, uma galeria e um centro de documentação, contribuindo para o desenvolvimento da fotografia no Québec e Canadá.

Em 1989, após dificuldades financeiras, por corte do financiamento do Conseil des Arts du Canada, a revista fecha, Denyse passa a dedicar-se exclusivamente à sua carreira como fotógrafa. Apesar de fotografar desde adolescência expõe pela primeira vez aos 60 anos, no Worcester Center for Crafts, em Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

A partir de 1990, estabelece residência em Portugal, juntamente com o marido Jorge Guerra vivem em alternância entre Lisboa e Montreal.

A paixão que nutre pelo país que a recebeu e que ela considera a sua segunda casa decorre dos trabalhos realizados e apresentados nas exposições “Cá e Lá/Ici et là: Memórias do Atlântico”, em 1997, “Lisboa insólita”, em 2000 ou "Uma mulher na cidade: Lisboa 1989-1999” e “Sesimbra retrato de uma vila piscatória”, em 2006, projeto que iniciou no Outono de 1993.

Foi colaboradora regular do Ersatz, jornal publicado pelo CPF, até 2006.

Morreu de causas naturais, durante o sono, a 16 de maio de 2012.



O seu profundo sentido social, humanismo e respeito por todas as pessoas é resumido em atos como a oferta à Biblioteca Municipal de Sesimbra, em 1995, de um álbum com 135 fotografias da vida dos pescadores. Intenção que é reforçada em 2016, por Jorge Guerra, ao doar ao município, mais de 1100 fotografias, negativos, slides e outros documentos dela sobre Sesimbra.
Geographic name
Montreal, Quebec, Canadá
Functions, ocupations and activities
Fotógrafa, editora e comissária de exposições
Custodial history
Este conjunto de imagens resulta das provas impressas para a exposição "Lisboa insólita", realizada em 2000.
Acquisition information
Documentação em depósito da autora, desde 2008.
Scope and content
As fotografias desta coleção documentação a cidade de Lisboa, das pessoas e da sua rotina diária no final dos anos 90.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial de acordo com as indicações da autora.
Access restrictions
Acessível na Unidade Informativa do CPF.
Conditions governing use
O CPF não está autorizado a ceder estas imagens sem autorização prévia do autor.
Other finding aid
Digitarq (Base de dados de descrição arquivística)
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 4 doc. fotográficos na Colecção Nacional de Fotografia. PT-CPF-CNF;

Relação completiva: Portugal, Arquivo Municipal de Sesimbra, existem doc. fotográficos na Coleção Espólio de Denyse Gerín-Lajoie. PT-CMS-EDGL;

Relação completiva: Canadá, Musée d'art contemporain de Montréal existem doc. fotográficos.
Creation date
08/07/2020 14:02:30
Last modification
08/07/2020 17:58:11
Record not reviewed.