Carlos Coutinho Conceição

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/CCC
Title type
Atribuído
Date range
1909 Date is uncertain to 1970 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 100 documentos de 8x5,5cms, 9x12cms e 10x14cms; Suporte: papel. Polaridade: positiva. Cor: p/b e a cor. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata entre outros
Biography or history
Carlos Coutinho Conceição é filho de António Conceição, operário metalúrgico, e de Laurinda Coutinho, criada de servir/empregada doméstica.

Foi agente técnico agrário da Estação de Avisos Agrícolas do Entre Douro e Minho, que funcionou na Quinta de São Gens.
Functions, ocupations and activities
Agente técnico agrário
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Carlos Alberto Coutinho Conceição, ao Centro Português de Fotografia, em 2009, 2010, 2011 e 2012.
Scope and content
Âmbito: Conjunto de documentos fotográficos com duas origens: uma de âmbito pessoal e familiar, de que fazem parte fotografias de família (em modo digital), as coligidas pelo pai, entre 1944 e 47, e pela mãe, entre 1940 e 50, e outra ligada aos seus interesses pessoais de colecionismo.

Conteúdo: Gentes da aldeia, no Douro, dos anos 20; o mundo das criadas de servir na cidade do Porto, nos anos 40-50 (criada de dentro e mulher-a-dias); viagem a África, a bordo do navio "Afonso de Albuquerque", ao serviço da Marinha Portuguesa, anos 47-48; Bilhetes-postais sobre trages regionais; imagens relativas à procissão dos ramos em Alijó, a industria das sedas em Trás-os-Montes, através da Estação de Sericultura de Mirandela e uma cascata gelada da Quinta das Aveleiras, em Moncorvo, de páginas da revista Ilustração Trasmontana e ainda um conjunto de imagens sobre a campanhã de Humberto Delgado a Presidente da República.
Accruals
Após assinatura do protocolo, o produtor entregou/enviou ainda:

Em 2012, o conjunto de 47 imagens, de âmbito familiar (doação digital) e 29 bilhetes-postais;

Em 2020, 15 documentos, de entre os quais alguns bilhetes-postais.
Arrangement
Classificação orgânica, de acordo com a organização temática de cada uma das unidades de instalação/envelopes entregues pelo produtor, que correspondem a unidades intelectuais temáticas, ordenadas cronologicamente, de acordo com as datas inscritas e as inferências feitas.
Access restrictions
Acessível, mas aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
DigitArq: base de dados de descrição arquivística
Creation date
30/12/2020 16:56:13
Last modification
12/01/2024 13:08:31
Record not reviewed.