Foto Bárcia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/FBR
Title type
Atribuído
Date range
1910 Date is uncertain to 1966 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 24 fotografias, 14x9cm, 20x15cm, 50x37cm, entre outros. Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Biography or history
O estúdio fotográfico do número 79 da Rua de Brito Capelo, em Matosinhos hoje designado de Foto Bárcia tem a sua origem na Fotografia Moderna, de José F. Rodrigues.

A 1 de dezembro de 1913 José Aquino, de origem espanhola, adquire a casa mantendo a sua denominação. José Aquino era casado com Maria Bárcia de Aquino, da freguesia de Aldoar.

Nos anos 50 José Aquino morre e a viúva e o seu filho José Aquino Bárcia tomam conta do estabelecimento e mudam o nome para Foto Bárcia. Sabes-se que nesta fase trabalhava na casa, além de Maria Bárcia de Aquino e de seu filho, os operadores Josué e Plácido Fernandes da Silva.

Em 1957, com apenas 11 anos, José Santos Russa (1945), começa a trabalhar na empresa, tendo como tarefas a limpeza da loja mas, pouco tempo depois, ainda no período do preto e branco, já coloria fotografias a pincel. Desde logo, interessou-se pela arte de fazer fotografia e aos 15 anos, por volta de 1961, José Russa começa a fotografar.

A 1 de junho de 1979 José Russa e Plácido da Silva adquirem a propriedade da Foto Bárcia e tornam-se sócios. Por falecimento de Plácido da Silva, em 1996, José Russa passa a ser o único proprietário, por compra da parte aos herdeiros daquela.

Com 68 anos de idade e mais de 50 de fotógrafo, no dia 1 de Dezembro de 2013 José Russa encerra a atividade da emblemática e centenária casa fotográfica de Matosinhos que retratou gerações inteiras de família, tendo um acervo de mais de 100.000 negativos de vidro e película.

Fez-se de tudo, desde encomendas de fotografias de estúdio, tipo passe para o bilhetes de identidade, trabalhos no exterior de cerimónias de baptizados, comunhões e casamentos e ainda acontecimentos como o naufrágio do Veronese ou as comemorações do centenário da vila de Matosinhos e as obras do Porto maritímo de Leixões.

A casa fotografou individualidades como Gago Coutinho, fato que marcou a memória do Sr. José Russa.

Em 2014, José Russa doa todos os negativos à Câmara Municipal de Matosinhos e vende ao CPF máquinas e equipamentos fotográficos.
Geographic name
Matosinhos
Custodial history
A documentação esteve sempre nas instalações da casa fotográfica fazendo parte da sua decoração.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de José dos Santos Russa, em 2014.
Scope and content
Este conjunto de fotografias reflectem a produção fotográfica da casa desde o tempo de José Aquino.

Tem dois retratos de estúdio de pessoas do concelho de Matosinhos e ainda paisagens e a a faina das suas gentes, os pescadores, bem como uma fotografia do altar do Senhor do Bom Jesus de Matosinhos.

Há ainda duas provas com reprodução de uma fotografia de Carlos Pereira, fotógrafo e editor da Estrela Vermelha.
Documental tradition
Originais e reprodução
Arrangement
Organizado sequencialmente com ordenação numérica.
Access restrictions
Documentação acessível ao público, face ao protocolo assinado em 2016, com o proprietário da empresa Sr. José Santos Russa, sendo que alguns documentos encontram-se sujeitos a algumas restrições tendo em conta às normas que regulam os direitos de propriedade, RGPD e à legislação sobre os direitos de imagem.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedad, RGPD e e à legislação sobre os direitos de imagem.

A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo digital "DigitArq" (base de dados de descrição arquivística).
Location of originals
Arquivo da Câmara Municipal de Matosinhos, por doação do último proprietário, Sr. José Santos Russa.
Creation date
25/08/2021 18:01:42
Last modification
26/08/2021 15:29:03
Record not reviewed.