Alberto Leite Rodrigues

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/ALR
Title type
Atribuído
Date range
1940 Date is uncertain to 1950 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 17 doc. fotográficos, 9x12cm. Suporte: vidro.Polaridade: negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Biography or history
Alberto Leite Rodrigues nasceu em 1912. Filho mais novo de oito irmãos, foi aluno do Colégio Almeida Garrett. Licenciou-se em Físico-químicas na Universidade do Porto, e mais tarde formou-se em Engenharia Química. Foi assistente de uma cadeira de Química e posteriormente convidado para ir trabalhar para a Empresa Vista Alegre, com sede no concelho de Ílhavo, onde trabalhou e residiu entre 1938 e 1946. Dirigiu ainda o Gabinete de Estudos da Electrocerâmica, em Gaia.

Fez um estágio na Fábrica de Curtumes de Guilherme Augusto Oliveira Gama, mais conhecida por fábrica do Gama. A Fábrica estava localizada na rua Direita de Francos, no Porto.
Geographic name
Portugal, Porto
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Ana Maria Grande (filha do fotógrafo), em 2002.
Scope and content
Este fundo apresenta imagens dos trabalhos efectuados na unidade fabril de Curtumes, pertencente à Fábrica Guilherme Augusto Oliveira Gama. Representam as diversas fases de curtimenta e equipamentos (tanques, prensa de curtumes, raspadores, secção de tambores, laboratório).
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA - Alberto Leite Rodrigues. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2002. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
04/12/2012 16:21:07