Ana Catarina Peixoto de Brito

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/ACPB
Title type
Atribuído
Date range
1987-01-01 Date is uncertain to 2000-05-01 Date is uncertain
Prominent dates
Finais do séc. XX
Dimension and support
Dimensão: 3 doc. fotográficos, 30,4x40,4cm. Suporte: papel, Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Biography or history
Ana Catarina Peixoto de Brito nasceu no Pará, Brasil, em 1964. Licenciada em Comunicação Social e fotógrafa desde a década de 80, iniciou as suas actividades fotográficas na Oficina de Fotografia Fotoativa, onde participou em projectos de fotodocumentação, jornadas fotográficas, oficinas de fotografia sem câmara, entre outros. Em 1987 começou a trabalhar como fotojornalista, colaborando com o jornal O Liberal até 1989. Trabalhou, ainda, num projecto de educação através da imagem, em escolas da rede pública municipal. Participou em diversas exposições colectivas em Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Ouro Preto e Brasília. Saliente-se ainda a sua participou na exposição «Con Ojos de Mulher», composta por fotógrafos da América Latina, em Beijing, na China, e no livro «Novas Travessias», sobre fotografia brasileira, editado em Londres, em 1996. Desenvolveu um trabalho de pesquisa e documentação sobre a Amazónia, que pretendia mostrar o homem da região em processos rudimentares de produção, à margem da revolução tecnológica do final do século.
Custodial history
Esta documentação foi impressa nos laboratórios do Centro Português de Fotografia a partir dos negativos trazidos pelo fotógrafo Miguel Chikaoka - Grupo Fotoativa – para efeitos de exposição, denominada Fotografias do Grupo Fotoativa - organizada pelo CPF, que esteve patente no CRAT- Centro Regional de Artes Tradicionais, no Porto. No final desta exposição, ou seja, desde Maio de 2000, estes exemplares permaneceram no CPF.
Scope and content
Estes documentos retratam operárias numa fábrica a descascar e a preparar castanha do Pará.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
O CPF não está autorizado a ceder estas imagens, podendo facultar o contacto do autor (ou do detentor de direitos, se for diverso) para formulação directa de pedido de cedência de imagem.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA - Arquivo de Fotografia do Porto. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2005. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
15/12/2016 16:39:05