Frits Eisenloeffel

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/FE
Title type
Atribuído
Date range
1974-01-01 Date is uncertain to 1981-12-31 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 51 doc. fotográficos, 30x19,7 cm, 40x60 cm. Suporte: papel.
Biography or history
Frits Eisenloeffel, holandês, nasceu em 1944. Formou-se em Ciências Políticas e Sociais na Universidade de Amesterdão, com tese sobre Problemas Críticos em Estudos de Relações Internacionais e tornou-se jornalista da imprensa para movimentos de resistência e independência, nomeadamente na América Latina e África, destacando-se o seu trabalho para o jornal Groene Amsterdammer. O habitual uso da fotografia para ilustrar ou acompanhar os seus artigos, traçou-lhe uma carreira paralela de fotojornalista. Produziu assim três grandes blocos de imagens, sobre África e as ex-colónias portuguesas; Portugal e a Revolução dos Cravos; os conflitos de independência na Eritreia. As temáticas por ele abordadas e o seu interesse político e social fizeram-no mexer-se no interior dos grupos de esquerda, contactando com os objectores de consciência e emigrados políticos. Conviveu com os emigrados portugueses em Paris que recusavam a incorporação para a Guerra Colonial e teve assim conhecimento, no ano em que termina o seu curso na Universidade, da Revolução de 25 de Abril de 1974, da descolonização das colónias portuguesas em África, e do Movimento das Forças Armadas portuguesas. Depois de ter percorrido grande parte da África na fase da descolonização e escrito reportagens para a sensibilização dos problemas aí vividos, Frits regressou à Holanda e, a partir de 1987 dedicou-se a organizar os seus arquivos, pensando na elaboração de uma obra futura. Faleceu em 2001.
Functions, ocupations and activities
Fotojornalista
Custodial history
Em 2006, após compra dos direitos de autor das imagens, à Frits Eisenloeffel Foundation, de Amesterdão, gerida por Immeke Sixma (viúva do autor), o CPF reproduziu em papel as imagens recebidas em suporte digital (CD) para efeitos da realização da exposição intitulada "Cabo Verde: Tempo de Libertação"
Acquisition information
Aquisição, por compra, dos direitos de autor à Frits Eisenloeffel Foundation, para reprodução e uso da imagem para efeitos da exposição "Cabo Verde: Tempo de Libertação", em 2006.
Scope and content
Âmbito: Estas imagens fazem parte duma exposição realizada no Centro Português de Fotografia, em 2006, intitulada "Cabo Verde, Tempo de Libertação".

Contéudo: Resultam dos trabalhos de reportagem realizadas pelo autor, nas três vezes que visitou Cabo Verde (Ilha de São Vicente, Ilha de Santo Antão, Ribeira Grande, Ilha de Santiago), em 1974, 1978 e 1981.

A primeira visita, decorreu antes da independência, em 1974, a convite do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo), movimento que organizou a luta pela independência da Guiné Portuguesa (Guiné-Bissau) e de Cabo Verde, o qual pretendia juntar a Guiné a Cabo Verde. As outras duas visitas ocorreram após a independência do país, por iniciativa do autor, para saber como se vivia a reconstrução em autonomia e independência. Na de 1978 visitou vários projetos de irrigação e anti-erosão. A terceira visita, em 1981, ocorre após a cisão do ramo cabo-verdiano do PAIGC, face ao golpe militar na Guiné Bissau e o início do PAICV (Partido Africano da Independência de Cabo Verde), em que pretende documentar o efeito desta separação.
Documental tradition
Reprodução
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Não acessível (Artigo 165º do CDADC), podendo ser consultada em terminal interno, nos termos da al. o) artº 75º do CDADC.
Conditions governing use
Não reproduzível.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Caratrísticas físicas: Polaridade: positivos. Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: exposição digital em papel fotográfico.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
12/04/2024 15:36:07