Manoel Cândido Pinto de Oliveira

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/MCPO
Title type
Atribuído
Date range
1958-01-01 Date is certain to 1958-12-31 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 2 doc. fotográficos, 29,6x42cm, 42x29,7cm. Suporte: papel.
Biography or history
Manoel Cândido Pinto de Oliveira, ou como é conhecido Manoel de Oliveira, nasceu no Porto, a 12 de Dezembro de 1908. Interessou-se desde muito novo pelo cinema, graças a seu pai, que o levava a ver filmes de Charles Chaplin e Max Linder. Fez os primeiros estudos no Colégio Universal, no Porto, e posteriormente, no Colégio Jesuíta de La Guardia, Galiza. Mas foi como desportista de ginástica, natação, atletismo e automobilismo, que o seu nome ganhou notoriedade.

Com vinte anos, inscreveu-se na Escola de Actores de Cinema, fundada por Rino Lupo, participando com o irmão, Casimiro de Oliveira, como figurante num filme deste realizador, Fátima Milagrosa, em 1928. A revista Imagem publicou em 1930 fotografias suas considerando-o "um dos mais fotogénicos cinéfilos portugueses". Por esta altura comprou uma máquina Kinamo com a qual começou a filmar Douro, Faina Fluvial, com um fotógrafo, António Mendes, trabalho inspirado no filme de Walter Ruttman, Berlim, Sinfonia de uma Capital, de 1927. A 21 de Setembro de 1931 estreou a versão muda do Douro, Faina Fluvial no V Congresso Internacional da Crítica, o qual despertou violentas reacções dos nossos críticos e elogios dos estrangeiros.

Continuou a sua actividade cinematográfica com alguns desânimos, mas a partir de 1971 produziu praticamente um filme por ano, fruto dos apoios e dos prémios atribuídos.

Em 1995, a Sociedade Portuguesa de Autores atribuiu-lhe o Prémio Carreira, inserido na comemoração do centenário do cinema. Em 1996 a Vídeoteca de Lisboa abriu um ciclo intitulado Encontros com o Cinema Novo, abordando nesse evento Manoel de Oliveira - O Caso e a Obra; participou com Antoine de Baecque, num livro sobre diálogos para os Cahiers du Cinéma. A estação de televisão SIC e a revista Caras, atribuiram-lhe o prémio de Melhor Realizador em 1997.

Realizou um documentário autobiográfico: A Visita - Memórias e confissões, efectuado em 1982 mas para ser projectado unicamente após a sua morte, por desejo expresso do Autor.

Faleceu a 2 de Abril de 2015.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Manuel de Oliveira, em 2001.
Scope and content
Esta documentação representa a esposa de Manuel de Oliveira, Maria Isabel Carvalhais de Oliveira, quando tinham 18 anos de casados.
Documental typology
Polaridade: positivos. Cor: cor. Processo Fotográfico: cromógenea.
Arrangement
Ordenação númerica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA – Arquivo de Fotografia do Porto. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. pelo Sector Técnico. Porto: CPF, 2005. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
07/04/2015 15:35:18
Record not reviewed.