Sebastião Lopes da Cruz

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/SLC
Title type
Atribuído
Date range
1880 Date is uncertain to 1940 Date is uncertain
Prominent dates
Finais do séc. XIX-Inícios do séc. XX
Dimension and support
Dimensão: 302 doc. fotográficos, 4,5x10,7cm, 5,2x12,7cm, 5,8x8,4cm, 6x13cm, 9x12cm, 21,1x26,6cm. Suporte: vidro, papel.
Biography or history
Sebastião Lopes da Cruz nasceu a 28 de Dezembro de 1867, na freguesia de São Paio do Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, e faleceu no Porto, a 5 de Junho de 1940.

Com 16 anos emigrou para o Brasil.

Foi um dos proprietários do Parque Royal, uma grande casa de comércio no Rio de Janeiro, tendo entrado para a sociedade no ano de 1889, sob a designação da M. Nunes & C., formada por José Antonio Marques Nunes, José Vasco Ramalho Ortigão, Manoel Vaz Osório e Sebastião Lopes da Cruz. De acordo com os registos do Almanaque Laemmert, foram várias as composições societárias responsáveis pelo negócio, até à solidificação sob o comando da Vasco Ortigão & Cia., estabelecida em 1911.

No Almanaque Laemmert há também registo, em 1898 e 1902, do comerciante de modas Sebastião Lopes da Cruz, no Largo de São Francisco de Paula, números, 8, 10, 12 e 14, morado do designado "Parc Royale".

Em 1902 casou com Branca Teixeira da Cruz, com quem teve uma filha, Vera Sousa Cruz.

No Brasil fez fortuna, tendo anos mais tarde voltado para Portugal. Na sua terra natal, Pinheiro da Bemposta, construiu uma casa típica brasileiro torna-viagem, denominada "Quinta Vera Cruz", em homenagem a sua filha. Foi também um benemérito nomeadamente com a Filarmónica Pinheirense, a quem em 1913, ofereceu um instrumental em diapasão normal, totalmente niquelado, expressamente fabricado em Paris, tendo assim sido a primeira Banda civil em Portugal a usar tal instrumento.

Teve também casa no Porto, na Avenida da Boavista, nº 2632. Abriu uma casa bancária, a Piñol, Sousa, Cruz, Limitada, firma que em 19 de março de 1921, deu origem à firma Sousa, Cruz & Companhia, Limitada, com a sede na Praça da Liberdade, no Porto. Foram sócios fundadores, António Sales de Macedo, Luís Plácido de Sousa, Alfredo Gonçalves Viegas, José Luís Piñol, João Pedro Sobral Mendes, Arlindo Barata, Pedro Paulo de Melo, José Augusto de Sousa, Francisco Leite Arriscado, Francisco Pereira Balga, Eduardo Mendes Quelhas, Sebastião Lopes da Cruz, Azuil Augusto Soares e Roberto Costa, tendo cada um dos sócios a quota de 25.000$00. O objeto social centrava-se na exploração do negócio bancário.

Na sua casa denominada "Quinta Vera Cruz", em Pinheiro da Bemposta, existia um quarto escuro, a que chamavam o quarto da fotografia, onde possuía os seus equipamentos fotográficos para revelar as suas imagens.

Era uma pessoa que viajava muito, aproveitando sempre para fotografar.

No seu testamento deixou inúmeros bens à freguesia onde nasceu.
Functions, ocupations and activities
Comerciante
Internal structure/genealogy
Sebastião Lopes da Cruz era filho de Claudina Rosa. Casou com Branca Teixeira da Cruz, em agosto de 1902 e tiveram uma filha, Vera Sousa Cruz, que casou com Júlio Anahory, Conde da Covilhã. A sua filha morreu, em 19 de julho de 1931, sem deixar descendência.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Vera Calheiros Lobo de Andrade Pinheiro e Maria Alice Calheiros Lobo de Andrade, filhas e herdeiras de Maria Luísa Borges de Albuquerque Calheiros Lobo de Andrade, a qual era afilhada e cunhada da filha do autor, bem como sua herdeira.
Scope and content
Este conjunto fotográfico integra retratos e retratos de grupo de família, na maioria tirados na Quinta Vera Cruz, em Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis. A documentação fotográfica reúne também imagens com vistas panorâmicas, edifícios, ruas, monumentos no Brasil, França, Itália e Suíça.

Deu entrada em conjunto com a documentação, diverso equipamento fotográfico, que encontra-se afeta à Colecção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF.
Documental tradition
Original
Arrangement
Ordenação numérica.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis. O domínio público da documentação ocorreu em 2021.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Notes
Bibliografia: Gorberg, Marissa (2013); Parc Royal: Um magazine na Modernidade Carioca, em: https://bibliotecadigital.fgv.br/.../Parc%20Royal%20um%20magazine%20na%20mode...de M Gorberg - ‎2013;

https://gisaweb.cm-porto.pt/units-of-description/documents/15068/?;

https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1416978;

http://www.bandasfilarmonicas.com/cpt_bandas/banda-de-musica-de-pinheiro-da-bemposta-7/;

http://memoria.bn.br/DocReader/Hotpage/HotpageBN.aspx?bib=313394&pagfis=16700&url=http://memoria.bn.br/docreader#
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
14/12/2022 13:17:16