Digital representation
Digital representation thumbnail

Portrait of Dr. Donald B. Tresidder

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000092
Title type
Atribuído
Date range
1930 Date is uncertain to 1930 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 25,2x20,1cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Ansel Adams (1902-1984) nasceu em 1902 na cidade norte-americana de São Francisco. Em 1906, e com apenas 4 anos de idade, sofreu um acidente que o viria a marcar profundamente. Um terramoto seguido de incêndio causou-lhe uma queda que lhe partiu o nariz. As marcas do acidente e outros infortúnios familiares contribuíram para o surgimento de algumas dificuldades no seu percurso escolar e levaram-no a refugiar-se muitas vezes na natureza. Aos 12 anos aprendeu a ler pautas de música e a tocar piano sozinho. Depressa começou a ter aulas e a encarar a música como uma carreira a seguir. Contudo, outros interesses surgiram em paralelo e tornou-se membro da organização ecologista Sierra Club, onde fez amigos e conheceu a sua mulher, Virginia Best, com quem veio a casar em 1928. As incursões à Serra Nevada com o grupo levaram-no a fotografar e a encarar a atividade como promissora. Com o apoio e o incentivo de Albert Bender, um magnata do ramo dos seguros de São Francisco, patrocinador das artes e artistas, Adams, aprimorou as suas habilidades e lançou o seu primeiro portfolio. Contudo, foi quando conheceu o fotógrafo Paul Strand, no ano de 1930, que a carreira de fotógrafo sofreu um impulso e uma reviravolta. O trabalho de Paul Strand teve nele um impacto de tal forma profundo, que abandona as influências pictorialistas e passa a abraçar totalmente a corrente fotográfica, conhecida por "straight photography", ou fotografia "direta", da qual Paul Strand era defensor. Passa a dedicar-se à fotografia de paisagem e capta imagens do Oeste americano e do Alaska. Conhece outros fotógrafos com quem faz amizades para a vida e que influenciam a sua carreira de forma determinante, designadamente Edward Weston que conhece em 1927, e Alfred Stieglitz que conhece em 1932. É nesse mesmo ano que funda o Grupo f/64 com outros grandes nomes da fotografia. Deste grupo fazem parte o já mencionado Edward Weston e também Imogen Cunningham.

Ansel Adams é hoje reconhecido como um dos mais notáveis fotógrafos de paisagem e ambientalista do século XX. Ao longo de mais de 60 anos de carreira produziu para cima de 40.000 fotografias. Faleceu em Monterey, no Estado da Califórnia, aos 82 anos.
Geographic name
Estados Unidos da América, São Francisco
Functions, ocupations and activities
Pianista, professor de piano e fotógrafo
Acquisition information
Adquirido por doação de Jorge Calado à SEC (Secretaria de Estado da Cultura) em 1989
Scope and content
Fotografia tirada numa das incursões de Ansel Adams ao Parque Nacional de Yosemite, localizado na Serra Nevada, Estado norte-americano da Califórnia. Retrata o Dr. Donald B. Tresidder (1894 – 1948), presidente do Parque Nacional de Yosemite, e quarto presidente da Universidade de Stanford, em traje de montanha com o seu cavalo.
Documental tradition
Vintage/Prova antiga
Inscriptions
No verso, a lápis, c/ nr. 04/854 e, no canto inferior direito, SC 690.
Access restrictions
Não acessível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Conditions governing use
Não reproduzível (Artigo 165º, alínea 1, do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos).
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 09, Pasta 02
Previous location
SC 690; SEC #04/854/89; DGAC 854; Nº inv. CPF: 0013512
Language of the material
Inglês
Notes
Título atribuído: Retrato do Dr. Donald B.Tresidder
Creation date
14/05/2008 00:00:00
Last modification
11/01/2022 11:08:39