Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Centro Português de Fotografia
SIMPLE SEARCH
ADVANCED SEARCH
HIGHLIGHTS
ONLINE SERVICES
HELP
Login
Javascript is not enabled
CNF
Coleção Nacional de Fotografia
1848-01-01/2006-12-31
002438
Paisagem do norte de Portugal
1897/1927
Digital representation
Available services
Reproduction request
Early consultation
Paisagem do norte de Portugal
Description level
Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002438
Title type
Formal
Date range
1897
to
1927
Prominent dates
c.a. 1910
Dimension and support
positivo, papel, p/b, 11x15,5cm, albumina
Biography or history
José Augusto Cunha Moraes, nasceu em Coimbra 1855 e faleceu no Porto em 1933. Ele vai com a família para Luanda, Angola (1863), onde o pai tinha um estúdio profissional de fotografia, mas regressa à metrópole com um tutor para continuar os estudos. Volta a Luanda, em 1877, para tomar conta do estúdio fotográfico da família, coincidindo essa época com o período de ouro das expedições africanas e sendo Luanda um porto de partida e chegada dos exploradores de todas as nacionalidades. Já então filiado na Sociedade Portuguesa de Geografia, Cunha Moraes realiza uma viagem destinada a fotografar os principais aspectos etnográficos e paisagísticos e as mais importantes construções coloniais portuguesas. A maior parte da sua produção em África desenvolve-se entre 1877-1894, publicando fotografias na revista “O Occidente” e na “Arte Photographica”. Produziu colecções para enviar a várias Exposições Industriais.
Em 1882 publica um Álbum com fotografias da África Ocidental e entre 1885-1888, publica 4 volumes “Africa Occidental - Album Photográphico e Descriptivo” sob a responsabilidade de David Corazzi, com prefácio de Luciano Cordeiro e fototipias produzidas na Casa Emílio Biel.
Regressa definitivamente a Portugal (1897) e instala-se no Porto, onde um seu irmão Augusto César é proprietário de uma fábrica de fitas, a Fábrica de Fitas e Fiação de Algodão, em Crestuma.
Colabora na Casa Biel desde 1900, como sócio de uma das suas secções de publicações e promove esta actividade que estava um pouco parada desde 1880, após a publicação de Os Lusíadas e do político Plutarcho Portuguez. Será um dos directores e um dos fotógrafos de “A Arte e a Natureza” e de álbuns de temática religiosa, além de postais ilustrados. Fez também fotografias do Douro e os postais editados pela Casa Biel. Após a falência desta, em resultado da Grande Guerra, nada se sabe da sua actividade.
Acquisition information
Adquirida por transferência do Arquivo de Fotografia do Porto em 2005.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral Armário 4 Gaveta 9
Language of the material
Português
Creation date
12/05/2008 00:00:00
Last modification
04/11/2015 11:49:53
Add to my list
© 2008 - Centro Português de Fotografia |
Mapa do Sítio
|
Comentários e Sugestões
|
Contatos
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled
Javascript is not enabled