Digital representation
Digital representation thumbnail

Voyage d' Anne et René Bernard, Marguerite Samour et Jean Gresland ao Portugal en Mai 1954

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0047
Title type
Formal
Date range
1954-05 Date is certain to 1954-05 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (47,5x32x8 cm); com 181 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Extents
1 Álbuns
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O álbum retrata a viagem, de carro, que Anne e René Bernard fazem com os seus amigos Marguerite Samour e Jean Gresland a Portugal, em Maio de 1954.



Os autores colaram no ínicio do álbum um mapa de Portugal com todo o percurso realizado, desde a sua entrada em Vila Real de Santo António até à sua saída pela fronteira de Vilar Formoso.



Além das fotografias que retratam as paisagens, os monumento, as gentes e os costumes portugueses, algumas fotografias dão-nos a conhecer os próprios viajantes, bem como o percurso feito, até chegar e ao sair de Portugal, pela vizinha Espanha.



Mostram-nos o que viram desde San-Sebastian, Burgos, Toledo, Córdoba, Sevilha, Huelva, a pssagem do rio Guadiana para Portugal, a Serra de Monchique, Praia da Rocha, Cabo de São Vicente, Sagres, Vila do Bispo, Torrão, Évora, Portinho da Arrábida, Lisboa, Cascais, Estoril, Sintra, Guincho, Ericeira, Peniche, Óbidos, Alcobaça, Nazaré, Batalha, Buçaco, Tomar, Coimbra, Aveiro, Caminha, Viana do Castelo, Braga, Amarante, Alijó, Guarda, Salamanca, Valadolid, Palência e Hendaye, última fotografia antes de partirem para Rouen, na Normandia.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Estante 01, Prateleira 15
Previous location
4250
Language of the material
Francês
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
18/12/2014 09:44:03
Record not reviewed.