Digital representation
Digital representation thumbnail

Ariz: Forca

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0004/000002
Title type
Formal
Date range
1954-09 Date is certain to 1954-09 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Forca de Ariz fica localizada em Ariz. Ariz é uma freguesia do concelho de Marco de Canaveses. Sendo que esta localiza-se na parte sul do concelho.



A freguesia de Ariz durante um determinado tempo fez parte do concelho de Bem-Viver. Sendo que a freguesia "está registada na documentação oficial desde 1046, então como «villa Alarizi». Vem também referida no foral de D. Manuel I ao concelho de Bem-Viver, em 1514. Ariz fez parte desse município até meados do século XIX, altura das grandes reorganizações administrativas do nosso país."



Nesta Freguesia "funcionou durante alguns anos a sede judicial do Concelho de Bem-Viver. É tradição, pelo menos, localizar-se aí tal instituição". Foi nesta freguesia onde se localizavam "o antigo tribunal, uma antiga prisão e a conhecida forca de Ariz."



É no monte da Forca onde se encontra a forca de Ariz. É nesse monte "...onde ainda se levantam duas colunas de quatro metros de altura e o encaixe para uma trave de madeira. Era aí que se prendiam os corpos dos condenados à morte."
Scope and content
Imagem da Forca de Ariz na localidade de Ariz do concelho de Marco de Canaveses.
Access restrictions
Documentação acessível.
Conditions governing use
Documentação não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
Junta de Freguesia de Ariz, Marco de Canaveses - Freguesia, História [Em linha], 2010, http://www.ariz.pt/index.php?page=Historia , [Consultado em 2011-05-27]
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Ariz - Forca". Optou-se por uniformizar o título.
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:32