José Castanheira de Abreu

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JCA
Title type
Atribuído
Date range
1968 Date is certain to 1969 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 475 documentos, dos quais 469 doc. fotográficos de 35mm, 7,2x10cm e 14x9,1cm, entre outros. Suporte: papel e película. Polaridade: positivos. Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: gelatina e sal de prata e diapositivo cromógenea.
Extents
1 Capas
0,12 Metros lineares
Biography or history
José Castanheira de Abreu, nasceu a 29 de Janeiro de 1928 em Castelo Branco e veio residir para o Porto ainda criança. Médico de clínica geral, concluiu o seu curso em Outubro de 1951 na Faculdade de Medicina do Porto.

Esteve em Moçambique a cumprir serviço médico obrigatório durante a guerra colonial em Moçambique, entre 1968 a 1970, em Mueda, Beira, Tete e Nampula. Para além de cumprir a sua actividade como médico exercendo consultas clínicas e realizando pequenas cirurgias tinha como hobby a fotografia, aprendendo a fazê-la com uma velha máquina Kodak e foi aperfeiçoando-se com a experiência. Gostava muito de realizar slides e juntar a família e os amigos para uma pequena sessão de “cinema”. Morre a 14 de Maio de 2000.
Functions, ocupations and activities
Médico de clínica geral
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria do Céu Montes Moreira Castanheira de Abreu, viúva de José Castanheira de Abreu, em 2011.
Scope and content
Este conjunto fotográfico foi produzido no âmbito da estadia de José Castanheira de Abreu, no período da Guerra Colonial em Moçambique, entre 1968 e 1969, em Mueda, na provincia de de cabo Delgado.



Apresenta imagens de Mueda (Aldeamento Mueda, Vale de Miteda, Hospital, Casa do Enfermeiro e Correios, Messes, Flat, e aquartelamento, ataque à coluna de Mutamba dos Macondes, Vacinação antivarióla no aldeamento, Vista aérea de Nancatari, Vista aérea de Nangade, Picada de Mocimboa do Rovuma, Picada de Mocimboa da Praia, Machambas, grupo de combate, Posto de sentinela Maconde, Central Eléctrica e Escola, Ataque a caminho de Mutambedos, Mocanda etc), Beira (Av. Oliveira Salazar, Av. Marginal, Hospital militar, Hospital Rainha D. Amélia, Aeroporto, Praça do Município, Barbearia, Escola Comercial, Liceu Pêro de Anaia, Igreja Macoti, Messe, Cantina militar da Beira, Barcos de pesca, porto maritimo, monumento a Carmona, Estação de caminhos de ferro, Mercado indígena, Sport Club da Beira, Zoo Trindade, etc.), Nampula (Represa, catedral, parque infantil, Hospital Egas Moniz, Estação dos caminhos de ferro, museu, piscina, etc.) e Ilha de Moçambique (Capela de N.ª Sr.ª do Baluarte, Fortaleza de S. Sebastião, Pousada, etc.).

Compreende, ainda, um conjunto de imagens sobre Fátima (Missa de Paulo VI, Procissão das velas, Basílica).

Deram entrada, em conjunto com esta documentação, alguns Ordens de Serviço do Quartel da Beira e vários equipamentos fotográficos.
Documental tradition
Originais e cópias
Documental typology
Fotografias e Ordens de Serviço
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem e classificação que o produtor estabeleceu: por processo fotográfico e por ordenação cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível ao público, face ao protocolo assinado em 2011, com a sucessora do autor/produtor, sendo que alguns documentos encontram-se sujeitos a algumas restrições tendo em conta às normas que regulam os direitos de propriedade, RGPD e à legislação sobre os direitos de imagem.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedad, RGPD e e à legislação sobre os direitos de imagem.

A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) "DigitArq" (base de dados de descrição arquivística).
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
03/08/2021 12:55:29