José J. de Andrade

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JJA
Title type
Atribuído
Date range
1947 Date is uncertain to 2008 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 23 834 doc. fotográficos, entre outros documentos. Suporte: vidro, película, papel e tecido
Extents
3 Metros lineares
Biography or history
José Jorge Amaral de Andrade, mais conhecido por José de Andrade, nasceu em Santo Tirso a 2 de Dezembro de 1927.

De profissão era funcionário público, tesoureiro, nos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Começou a fotografar aos 20 anos de idade, despertando o seu interesse nesta área através de um seu amigo, fotógrafo profissional, Manuel de Sousa, que gostava de retratar pessoas.

Dedicou-se durante a sua vida à criação artística nas áreas do teatro, da pintura, da escrita e da fotografia.

Foi fundador do Grupo Fotográfico Efepontosete. Participou com as suas obras fotográficas em exposições e salões quer a nível nacional quer a nível internacional. No dia 25 de Abril de 2007, recebeu por parte da Câmara Municipal de Santo Tirso, a medalha de mérito cultural, em cerimónia pública. Morreu no ano de 2008, com 81 anos de idade.
Geographic name
Santo Tirso
Internal structure/genealogy
José Jorge Amaral de Andrade era filho de Bernardino de Andrade e de Palmira Alves do Amaral.
Custodial history
O arquivo sempre esteve na posse do autor, tendo após a sua morte, sido transferido depois para casa de um dos sobrinhos, ficando acondicionado na garagem.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Arménia Amaral de Andrade, irmã do fotógrafo, em 2009.
Scope and content
Esta documentação resulta de um conjunto de imagens de cariz artístico e abstracto que tinha como principal objecto retratar pessoas e os seus sentimentos.

Apresenta ainda os seguintes assuntos: Retratos de crianças, famílias, pessoas, personalidades, auto-retratos, paisagens, naturezas mortas, actividades lúdicas, danças populares, usos e costumes, trajes tradicionais, trabalhos rurais, apanha do sargaço ou seca do Bacalhau, festas de Carnaval, romarias como a de São Bartolomeu do Mar.

Existe um núcleo que reúne um conjunto de lugares e localidades portuguesas tais como, Vila do conde, Ponte de Lima, Porto, Braga, Amarante, Tondela, Vilarinho das Furnas, Guimarães, Caminha, Viana do Castelo, Leça da Palmeira, Barcelos, Montalegre, Monte Córdova, Fafe, Paredes de Coura, Salreu, Espanha, Santo Tirso, Braga, Santarém e Mindelo e, ainda locais estrangeiros, como as cidades de Paris e Genebra ou cidades de Itália e Andorra.

Podemos encontrar igualmente imagens sobre desporto, arquitectura, pintura, representação teatral, escultura de Rosa Ramalho, animais, faina da pesca (barcos e pescadores), atividades ligadas à agricultura, olaria, alfaiataria, barbearia, e também da Feira de Artesanato em Vila do Conde e das atividades do Rotary Club de Santo Tirso, entre outros.

Deram entrada, em conjunto com esta documentação, vários equipamentos fotográficos, caricaturas, desenhos, aguarelas, pinturas e gravuras, cerca de 36 Cd’s com imagens digitalizadas e ainda 5 cassetes de vídeo de 8 mm e 1 bobine áudio de 6,35mm.
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem e classificação que o produtor estabeleceu: por processo fotográfico, correspondendo cada processo fotográfico a uma série. Cada série está organizada em unidades de instalação (envelopes), de acordo com as temáticas e/ou data, determinadas pelo autor, tendo-se feito uma ordenação numérica sequencial. As fotografias que estavam "soltas" e sem uma ordem definida foram incluídas nas temáticas que se eram similares.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público e que aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
01/08/2023 17:07:30
Record not reviewed.