Digital representation
Digital representation thumbnail

Castelo de Paiva [aldeia]: Conjunto de rabões

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0022/000016
Title type
Formal
Parallel title
Barcos no rio Douro: rabões de apegadas em segundo plano; em primeiropalno um rabão de pesca à esquerda, e um rabão de rabão baixo à direita. (Estes modelos são construídos segundo o processo característico do Norte da Europa)
Date range
1958-09 Date is certain to 1958-09 Date is certain
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Rabão de pesca, barquito de pesca ou rabãozinho é um barco da família dos rabelos, sendo o modelo mais pequeno dos rabões. Destina-se à pesca ou ao transporte de pessoas e carga. O seu local de construção é o rio Douro a montante de Entre-os-Rios. As suas dimensões são de 9,00 x 2,00 x 1,00m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, e por não ter apegadas nem tábua de apèjar, podendo também não ter espadela. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 2 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 1 a 3 pessoas; havendo espadela e um só tripulante este rema com uma das mãos e usa a espadela com a outra.



Rabão de rabo baixo é um barco da família dos rabelos, usado para carga vária incluíndo areia. O seu local de construção é o rio Douro a montante de Entre-os-Rios. As suas dimensões são de 13,00 x 3,00 x 0,80m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, pela popa baixa que leva à existência de uma tábua de apèjar de onde é manobrada a espadela que tem uma emenda muito arqueada. A sua propulsão é por pano redondo ou traquete, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 4 a 6 pessoas.



Rabão de apegadas é um barco de carga da família dos rabelos. O seu local de construção é no rio Douro a montante de Entre-os-Rios, navegando até ao Porto. As suas dimensões são 16,70 x 3,10 x 1,40m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, mas contrariamente à maioria destes tem apegadas. A sua propulsão é por pano redondo, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 6 a 8 pessoas.
Scope and content
Rabões na praia da aldeia de Castelo de Paiva: em primeiro plano um rabãozinho (ou barquito) a descarregar uvas, a seguir um rabão de rabo baixo, e atrás dois rabões de apegadas.
Arrangement
Ordenação sequencial
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Notes
Nota ao Título atribuído: Legenda da imagem 22 in FILGUEIRAS, Octávio Lixa – "No Crepúsculo das Embarcações Regionais", separata das Actas do XXIX Congresso Luso-Espanhol para o Progresso das Ciências – Colóquio 2, Tomo III, Lisboa, 1970.

Nota à História e Âmbito e Conteúdo: Informação prestada pelo Eng.º Miguel Filgueiras, filho do produtor.
Creation date
19/04/2012 18:10:29
Last modification
17/02/2023 10:17:57