[Battaglia Ramos / Pereira da Silva]

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/BRPS
Title type
Atribuído
Date range
1850 Date is uncertain to 1940 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 135 doc. fotográficos distribuídos em 2 álbuns e 1 caixa; 16x11cm, 16x10cm,10,5x6,3cm, 9,6x6,8cm, 27x22cm, 24x30 cm, entre outros. Suporte: papel, Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: albumina, planotipia, gelatina e sais de prata.
Extents
2 Álbuns
1 Caixas
Biography or history
A família Battaglia Ramos / Pereira da Silva é constituída a partir das irmãs Guilhermina das Mercês Battaglia e Teresa Amélia Battaglia, filhas de António Battaglia e Maria Madalena Soares, este organista da Sé da Lisboa e músico do rei D. Luís.

Guilhermina das Mercês Battaglia casou com o conhecido poeta e pedagogo João de Deus. João de Deus de Nogueira Ramos, mais conhecido como João de Deus, poeta e pedagogo, nasceu em São Bartolomeu de Messines, em Sines. João de Deus Ramos foi o 4º filho de 14 de Pedro José dos Ramos e o mais velho do casamento deste com Isabel Gertrudes Martins. Os seus pais eram modestos comerciantes mas de tudo fizeram para dar instrução aos filhos e assim após os primeiros estudos com o pároco da freguesia, no ano de 1850, com 19 anos, ingressou em Direito na Universidade de Coimbra. Entre Coimbra, Lisboa e Messines João de Deus fez a sua vida até casar em 1868 com Guilhermina das Mercês Battaglia.

João de Deus e Guilhermina Battaglia tiveram 4 filhos, Maria Isabel, José do Espírito Santo, João de Deus Júnior e Clotilde. Em 1876, João de Deus, edita a sua grande obra, a "Cartilha Maternal", método de ensino da leitura. João de Deus morre em 1896, aos 65 anos, de doença. Guilhermina morre em 1849.

Teresa Amélia Battaglia casou com Júlio Pereira da Silva, entre 1874 e 1876, os quais tiveram três filhos, Maria da Luz, Eugénio e Maria Teresa. Sabe-se que Maria da Luz Battaglia Pereira da Silva casou com João Franco Monteiro, jornalista, político, investigador e genealogista.
Functions, ocupations and activities
Músicos, poetas e pedagogos.
Internal structure/genealogy
Guilhermina das Mercês Battaglia (1849-1875) e João de Deus Ramos (1830-1896) tiveram 4 filhos, Maria Isabel (1869), José do Espírito Santo (1875-1943), João de Deus Júnior (1878-1953) e Clotilde Rafaela (1882-?).

Teresa Amélia Battaglia (1853-1956) casou com Júlio Pereira da Silva, os quais residiram em Cortegana, Alenquer. Tiveram três filhos, Maria da Luz (1876-), Eugénio (1880?-) e Maria Teresa (1887?-1956). Teresa Amélia Battaglia faleceu em 1956, com 102 anos de idade.
Custodial history
É desconhecida a forma como o álbum chegou até à empresa Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, SA para venda.

O álbum terá pertencido a Teresa Amélia Battaglia Pereira da Silva, pelas dedicatórias constantes nas fotografias.
Acquisition information
Compra a Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades, SA, em Outubro de 2007 sob a Informação 146/CPF/DGARQ/2007.
Scope and content
O conjunto é constituido por fotografias (cartas de visita e cabinet) de membros e amigos da Família Battaglia Ramos - Pereira da Silva.

Na sua maioria são retratos com crianças contudo, é possível identificar-se Maria Madalena Soares mãe de Guilhermina e Teresa Battaglia, a própria Teresa Battaglia Silva, João de Deus, o seu filho José do Espírito Santo, que viria a ser o primeiro visconde e Messines e Nazaré Ramos.

Deste acervo é ainda de destacar uma fotografia de uma manada de vacas no campo, outra de chalets à beira-mar, na Parede e ainda uma do cavalo "Almarjão" premiado na Exposição agricola de 1884, na Real Tapada da Ajuda.

As fotografias foram tiradas por diversos ateliers fotográficos tais como: Camacho (Lisboa), Phot.ª Alemã (Lisboa), Nova Photographia do Povo (Lisboa), A. Fonseca Phot., Photographia Loureiro de J. Loureiro (Lisboa), Henrique Nunes (Lisboa), A. Fillon Lisbonne, Atelier Fritz (Lisboa, Serra Photo, Photographia Liberdade (Lisboa), Photographia Popular (Lisboa, Bastos Photographo (lisboa), Oliveira Phot. (Lisboa), J. Plessix Phot, J.C. da Rocha (Lisboa), Emílio Biel & Cª (Porto), Photo Corrêa (Lisboa), photographia Luso-Brazileira antiga Casa Fillon (Lisboa), Fotografia Brasil (Lisboa), Fotografia Cunha (Lisboa), Batista & Vasques (Lisboa), Pãnos Y Martin (Madrid), Photo Viana (Lisboa), Foto América (Lisboa), Furtado & Reis (Lisboa) e Photographia Flora da Costa & Coelho, entre outros. Das fotografias do poeta há uma que o apresenta sentado, em traje de passeio. Esta fotogafia, colorida à mão, foi tirada pelo fotógrafo Costa & Coelho (Lisboa).
Documental tradition
Original - positivos
Arrangement
Ordenação sequencial numérica em cada uma das unidades de instalação.
Access restrictions
Documentos não acessíveis. Porém, poderão tornar-se acessíveis sob pedido ao CPF e de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, nomeadamente os que só poderão poderá tornar-se reproduzível de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário.
Creation date
15/06/2012 11:00:41
Last modification
23/02/2022 10:15:30
Record not reviewed.