Digital representation
Digital representation thumbnail

"Portugal - Porto"

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0043
Title type
Formal
Date range
1873 Date is uncertain to 1883 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 1 álbum (19,2x23,5x2 cms) com 23 docs. fotográficos; Suporte: papel
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Este álbum da autoria de Emílio Biel & Cª terá pertencido ao(s) tio(s) de Carlos de Lima Mayer, António de Lima Mayer, Luíza Lima Mayer, Frederico de Lima Mayer, Adolpho de Lima Mayer Júnior, Maria Clementina de Lima Mayer, atenta a inscrição constante do mesmo "Lembrança de viagem de seus sobrinhos, Porto, 25 de Julho de 1883:...)

É desconhecida a forma como o álbum chegou até à firma Otium Cum Dignitate - Nuno Gonçalves, Leiloeiro, Livreiro, Lda para venda.
Acquisition information
Compra a Otium Cum Dignitate - Nuno Gonçalves, Leiloeiro, Livreiro, Lda, em Outubro de 2008 sob a Informação Nº 66 SDIG/SCR-2008.
Scope and content
Conteúdo: Costumes (trajes) e vistas do Porto e arredores.

Imagens da Ponte Pensil, do Palácio de Cristal, do edifício e do Salão Árabe da Bolsa, do Cais da Ribeira e da Barra e ainda da Rua de Santo António (hoje 31 de Janeiro) com a igreja de Santo António dos Congregados, ainda com escadas de acesso e as muralhas do lado esquerdo, das lavadeiras com as suas trouxas no Passeio das Fontainhas, dos transeundes e dos pescadores na margens do Douro.

Para além dos arrabaldes, como o próprio autor intitula, há imagens da zona do cais no Passeio Alegre, na Foz do rio Douro e Leça da Palmeira, de Vila Nova de Gaia (uma do Cais da Ribeira e outra do Mosteiro de Santo Agostinho da Serra do Pilar, num estado bastante degradado).

O álbum apresenta também trajes de época de Arouca, de Ermesinde, de Gondomar, de Grijó, de Macieira de Cambra, do Porto e de Valadares.
Access restrictions
Acessível, em cópia digital.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, nomeadamente os que só poderão poderá tornar-se acessível de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente.
Physical location
Depósito Geral Estante 11 Prateleira 04
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo digital "DigitArq"
Type of container
Álbum
Creation date
24/07/2012 12:23:51
Last modification
12/10/2023 10:37:25
Record not reviewed.