Sem título

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/1558/000019
Title type
Atribuído
Date range
1958 Date is certain to 1958 Date is certain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 16,3x22,1cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Bill Perlmutter (1932-2023)



William Perlmutter nasceu em Nova Iorque a 5 de setembro de 1932. Estudou no Film Institute City College de Nova Iorque, tendo-se licenciado em 1954 pelo US Army Photography School. Trabalhou como fotógrafo nos jornais do exército americano na Alemanha ocidental e enquanto fotógrafo do Corpo do Exército na Alemanha, fez inúmeras imagens por toda a Europa durante a década de 50. Entre 1958 e 1960 trabalhou para a revista Paris After Dark com sede em Nova Iorque e para uma série de revistas de aventura nos Estados Unidos. Entre 1960 e 1994 trabalhou como fotógrafo freelancer na Europa, Estados Unidos e México. As suas fotografias foram publicadas em publicações de renome tais como o New York Times, US Camera, Modern Photography, Life, entre outras. Produziu as séries de fotografias “Central Park Shadows and Light” e “New York One More Time”. De entre as suas exposições individuais destacam-se Children of Europe, Parents Magazine Gallery, Nova Iorque, 1961; People of Mexico, Modernage Gallery, Nova Iorque, 1969; Portrait of the Portuguese, Modernage Gallery, Nova Iorque, 1970 e Faces of the Fifties, Exposures Gallery, Sugar Loaf, Nova Iorque, 1995. Das exposições coletivas em que participou, destacam-se: Children of Europe, Public Library, Nova Iorque, 1965; People of Mexico, New York University; People of Mexico, LaSalle College, Filadélfia, 1968; Waterproof, EXPO’98, Centro Cultural de Belém, Lisboa, 1998; Visions of Chilhood, Soho Triad Fine Arts, Nova Iorque, 1999; Mother and Child, Pictorialism to Present, Amore Mills Gallery, Scottsdale, Arizona, 2000. A obra deste autor encontra-se representada na Europa e nos Estados Unidos em coleções privadas, bem como nas seguintes instituições públicas: The Museum of Modern Art, Film Archives, New York; The Smithsonian Museum, Archives of American Art, Washington D.C; Corcoran Museum of Art, Coleção Permanente, Washington D.C; Centro Português de Fotografia, Coleção Nacional de Fotografia, Porto; Museum of the City of New York, Coleção Permanente, Nova Iorque. O trabalho fotográfico que Bill Perlmutter realizou em Portugal, em 1958, sobretudo na Nazaré, foi objeto de exposição e publicação pelo Centro Português de Fotografia, com patrocínio do Silo – Espaço Cultural NorteShopping, em 2002, sob o título “Heróis do Mar”. A publicação contou com a participação do escritor Manuel António Pina, que produziu um poema em diálogo com as imagens do fotógrafo.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Scope and content
Na imagem pode ver-se uma pessoa a caminhar na praia com uma cana de pesca na mão. Leva um guarda-chuva aberto sobre a cabeça e galochas calçadas. Ao fundo, vê-se a rebentação das ondas e gaivotas.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 09
Language of the material
Inglês
Notes
Em baixo da imagem, pode ler-se:

"The tide rises, the tide falls,

The twilight darkens, the curlew calls;

Along the sea-sands damp and brown

The traveller hastens towards the town,

And the tide rises, the tide falls."
Creation date
06/08/2012 16:48:19
Last modification
28/03/2023 14:27:49
Record not reviewed.