[Setúbal: Bateira e bote (catraio) a navegar a remos]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0036/000022
Title type
Atribuído
Date range
1960-11 Date is certain to 1960-12 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Lanchinha do Tejo, lancha pequena, canoa pequena, canoa do Tejo e bote (catraio) são modelos pequenos para pesca costeira ou fluvial da família dos barcos tradicionais de pesca de alto e costeira, com quilha, roda de proa terminando em capelo aprumado, popa de painel largo e casco de tabuado liso construído pela técnica de skeleton-first. A sua área de difusão é na costa para sul da Nazaré. As suas dimensões médias são 4,7x1,8x0,8m. A sua propulsão é por vela latina ou de espicha, 2 remos. Tripulação de 1 ou 2 pessoas.

A bateira do estuário do Sado é do modelo das muletas da Figueira da Foz. envergando um bastardo com a testa bastante reduzida. A sua área de difusão é de Setúbal até Alcácer do Sal. É usada na pesca e no transporte.
Access restrictions
Acessível
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Notes
Nota à História: Informação prestada pelo Engº Miguel Filgueiras, sendo que as fontes de informação relacionadas com embarcações tradicionais em geral recorreu-se às publicações de Octávio Lixa Filgueiras. Foram consultadas páginas da www como, por exemplo, as da Wikipedia e do IGESPAR. Para identificação de locais recorreu-se aos mapas da Google e da Bing e a cartas militares portuguesas, nalguns casos tendo sido confirmada a informação no próprio local.
Creation date
20/09/2013 11:48:10
Last modification
17/02/2023 11:02:23
Record not reviewed.