[Álbum de Carlos e Laura Freitas]

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0044
Title type
Atribuído
Date range
1894 Date is uncertain to 1910 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 1 álbum (22,5x18,5x7,5 cm); com 29 documentos fotográficos em papel e ferro (cartes de visite em gelatina e sais de prata, albumina e ferrótipos)
Biography or history
Carlos e Laura Freitas, casados, viveram na Quinta da Eira, na freguesia de Bairros, Castelo de Paiva. A quinta localizava-se junto à Quinta da Fisga.

Carlos Freitas era professor e entre os anos 20 e 30 deu aulas na freguesia de Pinheiro. Provinham de famílias ricas e influentes na zona de Castelo de Paiva. Não tiveram filhos.

Laura morreu em 2005 com 97 anos.
Internal structure/genealogy
Carlos Freitas era filho de António Moreira de Freitas e Maria Rosa Paranhos de Freitas, proprietários.



Laura da Silva Freitas era filha de Evaristo Rodrigues da Silva, mestre da Banda Marcial de Bairros. Teve 5 irmãos Rodrigo (do primeiro casamento do pai), Arminda, Albina, Teresa e Irene. Rodrigo e Teresa eram relojoeiros com loja aberta em Castelo de Paiva.
Acquisition information
Os álbuns foram doados por José Rodrigo Freitas Martins, sobrinho-neto de Laura da Silva Freitas, que os herdou desta.
Scope and content
O álbum contém retratos de estúdio, em formato de cartão de visita, de diversos familiares e amigos da família, tais como Beatriz Augusta Cunha Barroso, Germano Ferreira da Rocha e sua esposa Margarida Moreira paranhos da Rocha, Francisco Afonso e Custódia da Silva e Arminda J. da S. Gouveia.
Arrangement
Ordenação sequencial numérica
Access restrictions
Não acessível. Porém, poderão tornar-se acessíveis de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente, sendo que a documentação aguarda tratamento.
Conditions governing use
Não reproduzível. A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, nomeadamente os que só poderão poderá tornar-se acessível de acordo com as exceções previstas no n.º 2 do artº 79º do Código Civil vigente. A documentação aguarda tratamento.
Physical location
Depósito SJ, Estante
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
06/07/2017 12:41:35
Last modification
10/07/2017 16:58:35
Record not reviewed.