Rita Barros

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/RB
Title type
Atribuído
Date range
1998 Date is certain to 2002 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 24 doc. fotográficos, 40.5x51cm, Suporte: papel. Polaridade: positivo. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Producer
Rita Barros
Biography or history
Rita Barros nasceu em Lisboa e vive desde 1980, em Nova Iorque. Fotógrafa, é professora adjunta de fotografia na New York University, onde no International Center of Photography fez o mestrado em “Art in Media”.

Fotografa desde meados de 1980, tem fotografias publicadas em inúmeras revistas e jornais americanos e europeus, com destaque para o New York Times, New York Magazine, Newsweek, Nouvel Observateur, Elle, Vogue, Zoom, GEO, El Mundo, La Vanguardia, Marie Claire, Le Monde, Expresso, Público Jornal de Letras, etc. Expõe individualmente desde 1992 (PS 1 Contemporary Arts Center, em NY) e coletivamente desde 1987.

O seu famoso trabalho, que publicou em livro, "Quinze anos: Chelsea Hotel: Fifteen years", foi apresentado em exposição individual em Havana ( (Wilfredo Lam Contemporary Art Museum), em Portugal (Encontros de Coimbra, Galeria 111, Museu da Água), no Brazil (São Paulo Contemporary Art Museum and Secretaria do Estado da Cultura, Curitiba), em Milão (Flash Art Fair) e em Paris (Paris Photo 2010).

A exposição "Room 1008", uma homenagem à sala onde foi escrita "2001:Odisseia no Espaço", foi apresentada como parte da Capital Europeia da Cultura do Porto de 2001, no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, no Brasil e na Galeria Briggs & Robinson em Nova York. O trabalho "Olhar Para o Infinito" fez parte da Bienal de Cascais. Presence of Absence foi selecionado para a exposição "Descubrimientos" da Foto Espanha 07, no Museo de Arte Comtemporanea, Madrid. Foi mais tarde mostrado na Galeria Pente 10, em Lisboa, na Paris Photo 09 e no Royal Academy Summer Show 2015, em Londres.

Em 2014, o trabalho de Barros foi objeto de uma exposição retrospectiva "Boemia: Vida e Morte no Hotel Chelsea" com curadoria de Jorge Calado na Biblioteca FCT/ UNL, Monte da Caparica, Portugal. Em 2016, esta exposição faz parte do 8º Festival de Artes de Coimbra, Portugal, com o tema "Pioneiros".

Está presente em diversas coleções públicas e privadas nos Estados Unidos, Cuba, Brasil e Portugal.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafa e professora
Custodial history
Este conjunto de imagens resultam da exposição de fotografia "11 de Setembro, um ano depois", efetuada no Centro Português de Fotografia.
Acquisition information
Documentação em depósito no CPF, desde 2002, por ocasião da exposição "11 de Setembro, um ano depois".
Scope and content
As fotografias desta coleção foram realizadas pela fotógrafa quando descia Nova Iorque de bicicleta, sem ainda perceber a que se devia o fumo que vinha do World Trade Center, na manhã de 11 de setembro, em 2001. Mostram, essencialmente, o ataques às torres gémeas, a polícia, os bombeiros, as montras das lojas da Broadway destruídas e todo o ambiente que rodeou o sucedido. Há, também fotografias das torres de Luz Memorial e do local um ano depois.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
O CPF não está autorizado a ceder estas imagens sem autorização prévia da autora.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Location of originals
Os originais encontram-se na posse da autora.
Creation date
11/09/2017 17:11:46
Last modification
12/09/2017 16:57:42
Record not reviewed.