Testa & Cunhas

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/TC
Title type
Atribuído
Date range
1919 Date is uncertain to 1927 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 21 doc. fotográficos; Suporte: Digital; Cor: p/b; Processo Fotográfico: Ficheiro digital 31x41cm, 300 dpi's, 363Mb, TIFF, imagem fixa digital-matriz
Producer
Testa & Cunhas
Biography or history
A firma Testa & Cunhas foi constituída em 16 de Dezembro de 1927, por iniciativa de Inácio Marques da Cunha, tendo como sócios António Marques da Cunha, João Testa Júnior e Manuel Simões da Barbeira (1885-?).

Esta sociedade iniciou a sua atividade com a compra dos bens da “Empreza de Navegação e Exploração de Pescas, Lda”, situada à beira ria, no lugar da Gafanha da Nazaré. A empresa vendia todos os seus navios, o secadouro instalado em terrenos próprios e demais artigos existentes, segundo os anúncios publicados na imprensa nacional, na época. Os navios em causa eram o “Ernani”, o “Silvina” e o “Laura”, este último ainda em construção. O lugre “Laura” foi reconstruído pelo mestre Manuel Maria Bolais Mónica, em 1927, para a “Testa & Cunhas”, saindo do estaleiro sob o nome “Cruz de Malta”. A empresa acompanhou as evoluções tecnológicas e mantêm em atividade até hoje.
Geographic name
Gafanha da Nazaré
Custodial history
Os documentos fotográficos constituidos pelos negativos de vidro pertencem à firma Testa & Cunhas, SA, os quais foram encontrados no arquivo da empresa. Atento o seu conteúdo poderão ter como proveniência os bens comprados à “Empreza de Navegação e Exploração de Pescas, Lda”.
Acquisition information
Fotografias adquiridas por doação digital das imagens, da firma Testa & Cunhas, SA, no ano de 2010, como contrapartida pela limpeza, digitalização e acondicionamento das matrizes (negativos de vidro).
Scope and content
As imagens desta coleção retratam os estaleiros com os trabalhadores, os navios, nomeadamente os lugres “Águia”, “Regulus”, “Altair”, “Ariel”, "Cruz de Malta", "Silvina" e os Iates "Adelaide" e "Sofia".
Arrangement
Ordenação numérica.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A documentação é reproduzível, contudo encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta, o fim a que se destina a reprodução. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Other finding aid
Plataforma de pesquisa Digitarq.
Location of originals
Os originais encontram-se na posse dos doadores.
Publication notes
Lopes, Ana Maria. 2008. Marintimidades (blog). Acedido a 14 setembro 2017. http://marintimidades.blogspot.pt/2009/06/; Reimar. 2007. Navios e Navegadores (blog). Acedido a 14 setembro 2017. http://naviosenavegadores.blogspot.pt/2008/10/; Câmara Municipal de Ílhavo. Museu Marítimo de Ílhavo. Arquivo do Museu Marítimo de Ilhavo [2017]. Acedido a 14 setembro 2017. https://museumaritimo.cm-ilhavo.pt/colecoes-e-investigacao/ciemar/docmar/arquivo.
Creation date
14/09/2017 16:19:53
Last modification
28/02/2023 11:42:25
Record not reviewed.