José Mesquita e Herdeiros

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JMH
Title type
Atribuído
Date range
1920-01-01 Date is uncertain to 1980-01-01 Date is uncertain
Dimension and support
Cerca de 7.799 doc. fotográficos, dos quais: 2826 negativos em película (8mm, 16mm, 35mm, 3x4cm, 6x4cm, 6x9cm, 9x12cm); 908 diapositivos (35mm); 8 cartões de vistas estereoscópicas Lestrada; 1251 negativos em vidro (3x4cm; 6x9cm, 9x12cm; 13x18cm); 2771 provas (6x9cm, 9x12cm, 13x18cm, 18x24cm); 35 provas estereoscópicos (8x18cm).
Biography or history
José Marinho da Costa Mesquita nasceu em 12.10.1890, na freguesia da Sé, concelho do Porto. Foi casado com Ilda Dias do Amaral Mesquita e teve um único filho, o José Eduardo do Amaral da Costa Mesquita. Faleceu, na mesma cidade, em 19.11.1969.

Na juventude, foi um desportista que alcançou bons resultados na modalidade de natação, representando o Clube Fluvial Portuense. Por essa altura e anos mais tarde, José Mesquita colaborou em jornais desportivos, tendo a seu cargo a crítica de natação.

José Mesquita começou a sua atividade profissional como retratista/fotógrafo, por volta de 1910, na A Universal, na Rua de Cedofeita, no Porto, propriedade do seu tio Pedro Duarte Costa, reconhecido fotógrafo e ilustrador que colaborou na publicação A Águia, entre 1915 e 1923.

Mais tarde, José Mesquita passou pelo Bazar Barbosa Leão & Mesquita, mais tarde, Bazar Electro-Fotográfico, na rua Passos Manuel, no Porto, onde continuou a fotografar, acompanhando a evolução dos suportes fotográficos com a passagem do vidro para a película. Em finais da década de 50, funda a José Mesquita & Filho, Lda., no mesmo local, com o seu filho José Eduardo do Amaral da Costa Mesquita.

Paralelamente, foi repórter fotográfico, tendo trabalhado no Jornal de Notícias entre 1920 e 1956.

Após a sua aposentação, passou a dedicar-se exclusivamente à sua casa fotográfica, que se transformou num local de convívio de inúmeras personalidades da vida artística, cultural e social da cidade do Porto.

Foi associado de algumas coletividades, tendo recebido o título de sócio honorário e várias homenagens do Ateneu Comercial do Porto, de sócio e corpo gerente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, e ainda, de diretor e delegado no Porto do Sindicato Nacional dos Jornalistas.

A par do lado profissional, José Mesquita foi ainda um ator de teatro amador e um excelente “diseur”, apresentando-se em algumas récitas realizadas nos anos 40, pela Associação dos Jornalistas e nas salas de espetáculos do Teatro Sá da Bandeira, do Coliseu e do Teatro Rivoli.

Em Maio de 1956, a Casa da Imprensa, inaugurou a I Exposição dos Repórteres Fotográficos destinada unicamente aos profissionais inscritos no Sindicato Nacional dos Jornalistas, onde estiveram expostos trabalhos de José Mesquita, entre outros fotógrafos da época. Esta exposição pretendia dar início a exposições anuais de reportagem fotográfica que, no entanto, não teve continuidade.

O filho José Eduardo do Amaral da Costa Mesquita (1924/1974) nasceu no Porto e estudou no colégio alemão e no colégio João de Deus da sua cidade. Casou com Maria Júlia Soares da Cunha Mesquita, em 1960, e teve três filhos, Luís Filipe da Cunha Mesquita (1961), João Paulo da Cunha Mesquita (1965) e Ana Maria da Cunha Mesquita (1966). Foi guia turístico em viagens pela Europa, sobretudo pela Áustria e Alemanha, uma vez que dominava a língua alemã. Na década de 50, inaugura com o seu pai a casa fotográfica José Mesquita & filho, onde irá trabalhar até ao ano do seu falecimento, em 1974.

Esta casa fotográfica funcionou sempre com a presença de membros da família Mesquita, mesmo com a integração de um sócio, nos anos 70, altura em que passa a dedicar-se quase exclusivamente a trabalhos de estúdio. Nos anos 80, João Paulo Mesquita, é o último elemento da família a trabalhar na casa fotográfica fundada pelo avô e pelo pai. No período de 1989/1990, dá-se a passagem da totalidade de quotas para o sócio, que integra esta casa fotográfica em outra de maior dimensão com laboratório industrial.
Geographic name
Porto
Internal structure/genealogy
José Marinho da Costa Mesquita (1890-1969) foi casado com Ilda Dias do Amaral Mesquita de quem teve um único filho, José Eduardo do Amaral da Costa Mesquita (1924/1974).

José Eduardo do Amaral da Costa Mesquita casou com Maria Júlia Soares da Cunha Mesquita e teve três filhos, Luís Filipe da Cunha Mesquita (1961), João Paulo da Cunha Mesquita (1965) e Ana Maria da Cunha Mesquita (1966).
Custodial history
O conjunto de documentos fotográficos esteve, até 1989, na cave da loja Foto Mesquita, na Rua Passos Manuel, Porto. Terá sido aí, nesse espaço, com condições ambientais desfavoráveis, a nível de flutuações de temperatura e humidade, da exposição ao pó e a pouca ventilação, que a documentação se manteve durante décadas sem qualquer controle ao nível do acondicionamento, organização ou preservação.

A partir de agosto de 1989, os documentos fotográficos acondicionados em caixas transitaram para a casa da filha de José Mesquita, ficando guardados em locais “secos”, em diversos espaços da habitação.

Em 2016, nova passagem para uma garagem de outro familiar, onde uma equipa do CPF realizou uma visita técnica para observação e avaliação do conjunto fotográfico. Uns meses depois, ocorreu uma inundação no local, que segundo informações do herdeiro, não chegou a afetar as caixas, tendo sido tomadas precauções imediatas, de deslocação para uma área seca e recolocação da documentação/máquinas em novas caixas.

Cerca de dois anos depois, após a formalização do processo de doação, deu entrada, nas instalações do CPF, o Fundo José Mesquita e Herdeiros.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação dos proprietários e herdeiros, Luís Filipe da Cunha Mesquita, João Paulo da Cunha Mesquita e Ana Maria da Cunha Mesquita, em 10 de fevereiro de 2018.
Scope and content
Este conjunto fotográfico é constituído por uma grande diversidade de temas que nos permite conhecer o espaço urbano da cidade do Porto e arredores, no início do séc. xx, nomeadamente: foz do Douro, ruas, praças, obras de urbanismo e arquitetura (Avenida dos Aliados, Praça D. João I, Rua dos Clérigos, Alfândega do Porto), edifícios públicos (Palácio da Bolsa, Palácio de Cristal, Mercado Ferreira Borges, Edifício da Reitoria, Escola Aurélia de Sousa, Centro Republicano Espanhol, Sindicato dos Enfermeiros), fachadas de lojas (Armazéns Nascimento, Farmácia Campos, Armazéns Nascimento, Agência Abreu, Tap, Bial, Banco Borges, Stand Arco-Iris Campo Alegre), equipamentos culturais (Ateneu Comercial do Porto, Coliseu, Teatro São João, Teatro Sá da Bandeira, Orfeão do Porto, Águia d' Ouro), monumentos, interiores de igreja, Torre dos Clérigos, Mosteiro Batalha, Paço de Sousa, palácio em Moimenta da Beira, aqueduto de Avintes, Matosinhos, Leça, cascata monumental, restauro de tecto em estuque, imagens de objetos artísticos, pinturas de Abel Salazar, Alvarez, António Carneiro, António Cruz, etc., esculturas, bem como, reproduções de obras de arte e documentos, o Salão de Primavera 1946 da Sociedade Nacional de Belas Artes, Museu Abel Salazar.

Destacam-se as imagens de eventos políticos e sociais, tais como: homenagens, inaugurações, reuniões, discursos, jantares, bailes, as visitas de personalidades públicas à cidade do Porto, tais como: Rainha Isabel II de Inglaterra em 1957, Humberto Delgado em 1958, e o Papa João Paulo II em 1969. Ou ainda, os retratos de figuras do meio artístico e político, amigos e família, da época, entre os quais figuram: Aquilino Ribeiro, Casimiro Carvalho, Rocha Brito, Artur Loureiro, António Carneiro, Dórdio Gomes, Artur Andrade, Viana Jorge, Adalmira Abranches, Olívia Teles, Gago Coutinho, Joaquim Salgado, Tomás Vieira, Bernardino Machado, Américo Tomás, Luiza Pimentel, Maria Emília Souza, Engº Francisco Lima, José Cid, Funeral de Artur Loureiro, Funeral do estudante Martins Sarmento.

Outras temáticas que fazem parte deste conjunto fotográfico são: mocidade portuguesa, turma da escola alemã, oficiais c/ símbolo nazi, jogos de futebol, concursos hípicos, exercícios militares, festival de aviação, cortejos, procissões, festa Senhora Agonia, em Viana do Castelo, festas Gualterianas, em Guimarães, exposição colonial, Caves de Vinho, concertos, espetáculos, bombeiros, autocarros, comboios a vapor.
Arrangement
Aguarda tratamento.
Access restrictions
Documentação acessível.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, a legislação sobre os direitos de autor e os direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Listagem disponível no Centro Português de Fotografia.
Related material
Existem imagens com carimbo Bazar Electro-Fotográfico e José Mesquita & Filho Lda., onde José Mesquita foi fotógrafo, que integram outros arquivos fotográficos na Fundação Instituto Marques da Silva (Universidade do Porto), na Fundação Mário Soares, no Arquivo da Câmara Municipal do Porto (Arquivo Histórico Casa do Infante).
Publication notes
SIZA, Maria Tereza; SERÉN, Maria do Carmo – Tripé da Imagem - O Porto e os seus fotógrafos. [org.] Porto 2001 Capital Europeia da Cultura, Design Andrew Howard. Porto: Porto Editora, 2001. SENA, António - História da imagem fotográfica em Portugal: 1839-1997. Porto: Porto Editora, 1998.
Creation date
14/12/2018 17:30:12
Last modification
21/05/2020 13:45:41
Record not reviewed.