Georges Dussaud

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/GD
Title type
Atribuído
Date range
2007 Date is certain to 2010 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 16 fotografias, 30x40cm. Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Biography or history
Georges Dussaud nasceu em Brou, na região da Bretanha, em 1934. Tem fascínio pelas cenas do quotidiano e gosta do imprevisto, da simplicidade e espontaneidade das coisas do dia-a-dia, seja de que povo for. Tenham sido as reportagens efetuadas na Grécia, na Irlanda, na Índia, em Cuba, em França ou Portugal, o fator humano está sempre presente. É um fotógrafo que desde 1980, tem fixado Portugal, especialmente Trás-os-Montes e o Douro.

O facto de se ter tornado membro da agência parisiense Rapho, em 1986, coloca o seu nome a par de mestres da fotografia como Robert Doisneau, Willy Ronis ou Sabine Weiss. As deslocações frequentes a Portugal resultam também na presença regular em iniciativas como os Encontros de Fotografia de Coimbra e Encontros da Imagem de Braga. As instituições nacionais não têm sido indiferentes ao seu trabalho e a prova disso é que ele está representado, não só na Coleção Nacional de Fotografia do CPF, mas também no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa e no Museu da Imagem de Braga. A sua dedicação à região de Trás-os-Montes resultou, desde 2013, na criação de um espaço como seu nome, o Centro de Fotografia Georges Dussaud.

A sua obra fotográfica, sobre o nosso país, está publicada em diversas edições, desde 1997, com “Portugal Terra Fria”, pelas editoras Marval e Assírio & Alvim, com “Crónicas Portuguesas=Chroniques portugaise”, prefaciado pela sua mulher e incansável companheira de viagens Christine Dussaud, publicada em 2007, pela Assírio & Alvim.

Em 2007/2008 o autor concebeu um portfolio inédito de fotografias, captadas exclusivamente na cidade do Porto, e que deram origem à exposição “Invisões” apresentada no Centro Português de Fotografia em 2009.

Entre 2012 e 2013 publica em conjunto com o Museu do Douro e a Câmara Municipal de Bragança os livros “Douro” e “Georges Dussaud”, este último por altura da abertura do Centro de Fotografia Georges Dussaud, em Bragança.

O PLAST&CINE, encontro multidisciplinar de artes, que homenageia, em cada edição, uma figura das artes, divulgando a sua vida e obra, e com a interação de diferentes públicos com o homenageado, dedicou-lhe a sua 8ª edição, resultado de uma parceria entre a Câmara de Bragança e a Editorial Novembro-Edições Cão Menor, de que resultou a exposição “Georges Dussaud: A norte do norte - Trás-os-Montes na década de 80” e ainda o livro “George Dussaud, vida e obra”.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Dação do autor, por protocolo assinado a 22 de agosto de 2014.
Scope and content
Este portefólio de 16 fotografias foi realizado, entre 2007 e 2010, no âmbito de um projeto do autor, para realizar um livro e eventualmente uma exposição de retratos de personalidades relevantes e ao tempo activas na vida cultural portuense.

Os retratados foram Pedro Burmester (pianista e à época diretor da Casa da Música), Pedro Abrunhosa (cantor e compositor), Júlio Resende (pintor), Agustina Bessa-Luís (escritora), António Manuel Pina (poeta), Sérgio Andrade (jornalista), Rui Moreira (à data diretor do Palácio da Bolsa), Rui Reininho (cantor), José Rodrigues (pintor/escultor), Mário Cláudio (escritor), Álvaro Siza Vieira (arquiteto), Ricardo Pais (ator/encenador e à época diretor do Teatro Nacional S. João), Miguel Veiga (advogado), João Fernandes (curador e à data diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves), Manuel de Oliveira (cineasta) e Teresa Siza (filósofa, curadora de fotografia e primeira diretora do Centro Português de Fotografia).
Documental tradition
Original - prova
Arrangement
Organizada numa série, de acordo com a série fotográfica realizada pelo autor, com ordenação numérica sequencial indicada pelo autor.
Access restrictions
Não acessível (Artigo 79º do Código Civil).
Conditions governing use
Não reproduzível. O CPF pode reproduzir para fins e/ou acções internas, sujeita a autorização dos retratados, de acordo com do Artigo 79º do Código Civil). A para terceiros encontra-se ainda sujeita a autorização prévia, por escrito, do autor, bem como autorização dos retratados, de acordo com do Artigo 79º do Código Civil).
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo digital "DigitArq" (base de dados de descrição arquivístiva).
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 62 fotografias do autor/produtor na Colecção Nacional de Fotografia, PT/CPF/CNF.
Notes
Cota de Localização atual: Depósito Geral, Mapoteca 05, Gaveta 09
Creation date
04/11/2021 14:13:30
Last modification
28/03/2022 12:49:20
Record not reviewed.