António Mendes

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/AME
Title type
Atribuído
Date range
1920 Date is uncertain to 1960 Date is certain
Dimension and support
1705 documentos fotográficos, constituidos por: 1276 negativos em película (35mm, 4,5x6,2cm, 5x6cm, 5,2x6,1cm, 6x6cm, 6,2x8,9cm, 8,5x11,9cm, 11x7,3cm); 92 diapositivos em película (35mm); 291 negativos em vidro (4x5cm, 6x2cm, 6,3x8,7cm, 6,9x8,9cm, 8,5x11,5cm, 12x18); 46 negativos estereoscópicos em vidro (10,8x4,5cm). Suporte: vidro (337), película (1368); Polaridade: negativos e positivos. Cor: p/b: Processo fotográfico: gelatina e sal de prata.
Biography or history
António Mendes nasceu na cidade do Porto, em 1900, e faleceu na mesma cidade, em 1988. A par da sua profissão como guarda-livros e mais tarde como bancário, António Mendes foi um fotógrafo com fortes ligações ao associativismo fotográfico, nomeadamente à delegação do norte do Grémio Português de Fotografia (GPF), e mais tarde à Associação Fotográfica do Porto (AFP), tendo feito parte de cargos de direção nas duas entidades, nesta última, com Manuel Pinheiro da Rocha, Fernando Aroso, Platão Mendes, J. Viana Jorge, Jorge Henriques, Alexandre Tavares da Fonseca, entre outros.

As imagens de António Mendes mostram assuntos diversos, no âmbito da fotografia amadora associativa e do meio salonista, onde participou em vários concursos e expôs em diversos salões nacionais e internacionais de Arte Fotográfica, entre os anos 1930 e os anos 1960. Como ainda, em percursos de influência mais experimental pelo interesse das novas estéticas (alemãs e soviéticas) que permitiram explorar novas perspetivas e enquadramentos, o jogo de luz, as composições de naturezas mortas com objetos do quotidiano, etc., aqui presentes neste conjunto fotográfico.

Era uma pessoa reconhecida no meio fotográfico e cinematográfico, com conhecimento das vanguardas e das linguagens fotográficas europeias que eram debatidas nos salões de arte fotográfica.

Segundo o fotógrafo retratista, Manuel San-Payo, que escreveu assiduamente na imprensa especializada Objectiva, no início dos anos 40, elogiou o trabalho de António Mendes, como “à altura dos melhores dos outros países” e como sendo “artista incontestável”.

Algumas das fotografias de António Mendes encontram-se editadas na imprensa especializada, em várias publicações da época dos Salões Fotográficos, da AFP, e mais recentemente é citado em artigos académicos e catálogos de exposições fotográficas.

António Mendes ainda encetou uma reflexão teórica sobre fotografia, tendo publicado um ensaio sobre o conceito de arte fotográfica, onde questiona se a fotografia poderia ser considerada ou não uma arte, com referências às obras de Man Ray e às de Lasló Moholy-Nagy, publicado no Notícias Ilustrado, de 25 de outubro de 1931, com o título: É a fotografia uma arte?

Apreendemos que terá sido por António Mendes trabalhar numa das fábricas de Francisco José de Oliveira que conhece o seu filho Manoel de Oliveira e “que se revelaria uma figura fundamental na introdução de Manoel de Oliveira à linguagem fotográfica e ao meio da fotografia amadora da época”, como escreve Emília Tavares no capítulo “O manipulador da luz”, no catálogo da exposição Manoel de Oliveira: fotógrafo (2000). Juntos, frequentam os cinemas do Porto e participaram nos salões fotográficos organizados pelo Grémio Português de Fotografia. “A tutoria de António Mendes no breve percurso pela prática fotográfica foi fundamental na sua aprendizagem.”, ainda no capítulo do catálogo supra mencionado.

Será essa familiaridade e referências estéticas que “terão sido determinantes para uma parceria fílmica, que decorreu durante quase uma década, entre 1931 e 1942”, em que António Mendes irá acompanhar Manoel Oliveira, como Diretor de Fotografia, em: Douro, Faina Fluvial (1931), Miramar, Praia de Rosas (1938), Famalicão (1941) e Aniki-Bobó (1942).

Da breve análise à documentação fotográfica de António Mendes, existem ainda outras imagens que carecem de estudos mais aprofundados, nomeadamente, os retratos, dos quais se destaca o do pintor Carlos Carneiro.

É de assinalar que, em 1981, António Mendes, ainda participou na Decoração do filme Dina e Djang, de Solveig Nordlund.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
António Mendes trabalhou como guarda-livros em empresas privadas e no sector bancário.

Foi fotógrafo amador e fez parte de cargos de direção na delegação do norte do Grémio Português de Fotografia (GPF), e mais tarde à Associação Fotográfica do Porto (AFP).

Realizou trabalhos de publicidade para o Laboratório Estacio e a Brandão & Lda.

Foi diretor de fotografia em cinco filmes de Manoel de Oliveira, entre 1929 e 1942, curta-metragem sobre militares portugueses na I Guerra Mundial; Douro, Faina Fluvial; Miramar, Praia das Rosas; Famalicão; Aniki-Bobó. Participou na Decoração do filme de Solveig Nordlund, Dina e Djang, em 1981.
Internal structure/genealogy
António Mendes casou com Maria Isabel do Ó Camarinha Alves Mendes, de quem teve um filho, António Augusto Camarinha Alves Mendes.

António Augusto Camarinha Alves Mendes casou com Olga Moreira Marques de Lima Alves Mendes e tiveram um único filho, de nome António José Alves Mendes.
Custodial history
O arquivo do fotógrafo António Mendes esteve na sua posse até ao seu falecimento, passando por herança para o seu filho António Augusto Camarinha Alves Mendes e, mais recentemente, para o seu neto António José Alves Mendes, responsável pela doação do arquivo fotográfico ao CPF. A documentação encontrava-se protegida em envelopes de vários formatos e folhas de acondicionamento dos negativos 35mm,e ainda em caixa de madeira construida pelo fotógrafo para acondicionar os diapositivos.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação através do herdeiro António José Alves Mendes (neto), em 13 de maio de 2021. Da aquisição consta o acervo fotográfico e as máquinas usada pelo autor, da marca Leica.
Scope and content
O conjunto fotográfico aqui presente terá sido realizado essencialmente, no período de 1925 a 1960.

Em termos de temáticas são imagens de paisagens urbanas e rurais, sobretudo documentam o espaço público da cidade do Porto, com ênfase na zona da ribeira e do rio Douro. Mas também, a Serra do Pilar, a cidade de Vila do Conde, a ponte pênsil da Trofa, os barcos e as sombras, os moinhos, etc.

Existem várias fotografias de automóveis, em diversos enquadramentos e pormenores; uma casa unifamilar, etc. Há também vários retratos de grupo, e outros retratos, de um homem com óculos, do pintor Carlos Carneiro, de crianças, de figuras humanas em escadaria e em barcos, de brinquedos e ainda, as naturezas mortas com legumes e objetos domésticos (copos, taças, garrafas, candeeiros).

Há ainda um pequeno grupo de fotografias de publicidade com imagens que apresentam os produtos do Laboratório Estacio e da Brandão & Lda.; e outros estudos fotógraficos para o seu logótipo “Foto António Mendes” que o fotógrafo experimenta as novas linguagens fotográficas como a utilização das linhas oblíquas e as fotomontagens.

A maioria das imagens presentes, neste fundo, demonstram uma enorme técnica por parte de António Mendes, umas de tendência mais pictoralista ao gosto da estética salonista, e outras apresentando as influências das vanguardas estéticas europeias do início do século XX.
Documental tradition
Original
Arrangement
Documentação a aguardar tratamento.
Access restrictions
Documentação a aguardar tratamento.
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, ou fim a que se destina a reprodução, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor e direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída por negativos de película e de vidro que enquanto não forem digitalizados e positivados poderão ser visualizados numa mesa de luz.
Other finding aid
Inventário, em Folha de Recolha de Dados (FRD), disponível na sala de leitura da Unidade Informativa do Centro Português de Fotografia.
Notes
Cota de Localização atual: Depósito SJ, Estante 05, Prateleira 17
Creation date
23/12/2021 11:41:42
Last modification
19/10/2022 12:16:33
Record not reviewed.