Rui Oliveira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/RO
Title type
Atribuído
Date range
1920 Date is uncertain to 1974 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 8.137 fotografias de 35mm e 6x6cms; Suporte: Papel e película. Polaridade: positivos e negativos. Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: gelatina e sal de prata e diapositivo cromógenea.
Biography or history
Rui Fernando da Cunha Oliveira, conhecido por Ruy da Cunha Oliveira, nasceu a 20 de agosto de 1925. Diplomou-se em Arquitetura, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, tendo no final do curso, que terminou em 1950, recebido o prémio Marques da Silva.

Desde cedo se interessou por fotografia, que aprendeu com o pai que lhe deu a sua primeira máquina fotográfica. Os seus tempos livres eram divididos pela paixão que tinha pela fotografia e também pela música, segundo nos indicou numa das visitas feitas a sua casa.

Era um homem de muitos interesses e capacidades, pois em 1952 e 1954, conseguiu duas bolsas de línguas, do Instituto Italiano, o que o levou a viajar por Itália, de que efetuou um enorme registou fotográfico, conforme se pode verificar pela documentação fotográfica entregue.

Esteve também, ligado ao associativismo fotográfico, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto (AFP), de que foi Secretário do Conselho Fiscal nos anos de 1955 a 1958, onde teve como amigos os fotógrafos Platão Mendes, Teófilo Rego, António Mendes e Fernando Aroso.

Na fotografia, dedicou especial interesse pelos diapositivos a cores, técnica que passou a usar regularmente a partir de 1950, que lhe permitia fazer apresentações das imagens recolhidas nas suas viagens, quer no Instituto Italiano, consoante o mesmo nos transmitiu, quer em sessões organizadas pela AFP, como podemos confirmar no Boletim de Janeiro de 1954.

Participou em diversões salões fotográficos, entre 1955 e 1956 e ainda em 1960, no II Salão de Arte Fotográfica, organizado pela CREIF, no Instituto Francês no centro do Porto.

Viajou muito, quer em Portugal quer na Europa, nomeadamente Itália, e ainda o Canadá e o Japão, que registou exaustivamente em fotografia.

Teve três câmaras: uma Vestpocket Kodak, uma Rolleicard e uma Leica.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Arquiteto
Internal structure/genealogy
Rui Fernando da Cunha Oliveira (1925 - ?) era filho único de Maria da Glória Pacheco da Cunha e Fernando Eurico da Costa Oliveira.

A sua mãe tinha quatro irmãos (Ana, Joaquim Elvira e Rosalina) e duas meias irmãs (Ana Angelina e Perpétua), do primeiro casamento de seu avô.

O seu avô materno Bento José Pereira da Cunha tinha um irmão (José Narciso) e três irmãs (Teresa, Ana e Rosa), sendo que as irmãs casaram e tiveram sete filhas (Maria, Ana, Rosa, Custódia, Isabel, Angelina, Custódia e Antónia).
Custodial history
A documentação esteve sempre na sua residência, na Rua da Alegria, no Porto.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação do autor em 2010.
Scope and content
As fotografias foram produzidas no âmbito das viagens que autor fez ao longo da sua vida, entre 1950 e 1974, em Portugal, pela Europa, Canadá e Japão.

Apresenta imagens de norte a sul de Portugal, de Valença, Santa Marta de Portuzelo, Braga, Gerês, Vila do Conde, Barcelos, Valongo, Douro, Bragança, Moncorvo, Marão, Nazaré, Alcácer, Sines, Portimão, Sines.

Na Europa esteve em Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Alemanha, e Rússia.

Há, também provas em papel, numa estética salonista, com carimbos de participação em alguns salões de fotografia em 1955 e 1956.

Compreende, ainda, um álbum de fotografias herdadas de seu padrinho e um pequeno conjunto de fotografias de seu pai.

O seu padrinho José Narciso Pereira da Cunha, falecido em 1927, era também seu tio-avô, o qual em 1916 foi trabalhar para o Brasil, em Manaus e Belém do Pará, nos barcos de transporte de pessoas, onde enriqueceu. No Porto era industrial e esteve ligado à “A Moderna, Lda” – Fábrica de Carpintaria e Madeiras, sedeada na Rua de Camões, nºs 196-202, no Porto. O álbum de fotografias retrata a família que era extensa, e diversas localidades de Portugal, nomeadamente de Matosinhos, onde o seu avô Bento José Pereira da Cunha tinha armazéns, no Lugar do Prado. Há algumas fotografias estereoscópicas da autoria do seu padrinho.

O seu pai (Fernando Eurico Costa Oliveira) foi oficial miliciano e esteve ao serviço do CEP na Primeira Guerra Mundial e as fotografias retratam-no com os colegas de batalhão (Tenente Agostinho Crisóstomo e Alferes (médico) Luís Filipe dos Santos) quando estiveram prisioneiros na Alemanha.

Deram entrada, em conjunto com estas fotografias vários equipamentos fotográficos seus e do seu padrinho.

Existe, ainda, um conjunto de fotografias de retratos de estúdio da empresa Foto Vieira e do seu proprietário Jaime Vieira, que terá sido seu amigo, mas que se desconhece o modo e razão porque lhe foram entregues, nomeadamente porque algumas são de trabalhos de encomenda de casamento da referida casa fotográfica.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos fotográficos tendo em conta a organicidade do conjunto, extraída do modo como o autor/produtor estabeleceu face ao seu modo de acondicionamento: quatro séries. Como houve necessidade de numerar quer as unidades de instalação quer os documentos simples, optou-se por colocar as temáticas por ordem alfabética e dentro de cada caixa.
Access restrictions
Acessível em parte (aguarda reprodução/digitalização e integração de imagens).
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF.

O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis. Não é reproduzível, por razões protocoladas com o autor, para finalidades que possuam carácter comercial ou qualquer intuito de obtenção de ganhos ou lucros.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída essencialmente de diapositivos cromógenea em película. Enquanto não forem digitalizados poderão ser visualizados numa mesa de luz.

Em termos de conservação, no seu geral, apresentam um bom estado, necessitando serem higienizados.
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Creation date
30/12/2021 14:54:18
Last modification
06/06/2024 12:21:25
Record not reviewed.