Rui Oliveira

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/RO
Title type
Atribuído
Date range
1920 Date is uncertain to 1974 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 8.137 fotografias essencialmente de 35mm e 6x6cms; Suporte: Papel e película. Polaridade: positivos e negativos. Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: gelatina e sal de prata e diapositivo cromógenea.
Biography or history
Rui Fernando da Cunha Oliveira, conhecido por Ruy da Cunha Oliveira, nasceu a 20 de agosto de 1925. Diplomou-se em Arquitetura, na Escola Superior de Belas-Artes do Porto, tendo no final do curso recebido o prémio Marques da Silva.

Tinha na música e na fotografia, que aprendeu com o pai, que lhe deu a sua primeira máquina fotográfica. Teve ligação ao associativismo fotográfico, nomeadamente a Associação Fotográfica do Porto (AFP), de que foi Secretário do Conselho Fiscal nos anos de 1955 a 1958, tendo participado em diversões salões.

Em 1952 e 1954 foi bolseiro, de línguas, do Instituto Italiano.

Viajava muito, quer em Portugal quer na Europa e ainda no Japão, tendo registado fotograficamente as mesmas.

Teve três câmaras: uma Vestpocket Kodak, uma Rolleicard e uma Leica.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Arquiteto
Internal structure/genealogy
Rui Fernando da Cunha Oliveira (1925 - ?) era filho único de Maria da Glória Pacheco da Cunha e Fernando Eurico da Costa Oliveira.

A sua mãe tinha quatro irmãos (Ana, Joaquim Elvira e Rosalina) e duas meias irmãs (Ana Angelina e Perpétua), do primeiro casamento de seu avô.

O seu avô materno Bento José Pereira da Cunha tinha um irmão (José Narciso) e três irmãs (Teresa, Ana e Rosa), sendo que as irmãs casaram e tiveram sete filhas (Maria, Ana, Rosa, Custódia, Isabel, Angelina, Custódia e Antónia).
Acquisition information
Documentação adquirida por doação do autor em 2010.
Scope and content
As fotografias foram produzidas no âmbito das viagens que autor fez ao longo da sua vida, entre 1950 e 1974, em Portugal, pela Europa, Canadá e Japão.

Apresenta imagens de norte a sul de Portugal, de Valença, Santa Marta de Portuzelo, Braga, Gerês, Vila do Conde, Barcelos, Valongo, Douro, Bragança, Moncorvo, Marão, Nazaré, Alcácer, Sines, Portimão, Sines.

Na Europa esteve em Espanha, França, Itália, Holanda, Bélgica, Áustria, Alemanha, e Rússia.

Há, também provas em papel, numa estética salonista, com carimbos de participação em alguns salões de fotografia em 1955 e 1956.

Compreende, ainda, um álbum de fotografias herdadas de seu padrinho e um pequeno conjunto de fotografias de seu pai.

O seu padrinho José Narciso Pereira da Cunha, falecido em 1927, era também seu tio-avô, o qual em 1916 foi trabalhar para o Brasil, em Manaus e Belém do Pará, nos barcos de transporte de pessoas, onde enriqueceu. No Porto era industrial e esteve ligado à “A Moderna, Lda” – Fábrica de Carpintaria e Madeiras, sedeada na Rua de Camões, nºs 196-202, no Porto.

O álbum de fotografias retrata a família que era extensa, e diversas localidades de Portugal, nomeadamente de Matosinhos, onde o seu avô Bento José Pereira da Cunha tinha armazéns, no Lugar do Prado. Há, também algumas fotografias estereoscópicas também da autoria do seu padrinho.

O seu pai (Fernando Eurico Costa Oliveira) foi oficial miliciano e esteve ao serviço do CEP na Primeira Guerra Mundial e as fotografias retratam-no com os colegas de batalhão (Tenente Agostinho Crisóstomo e Alferes (médico) Luís Filipe dos Santos) quando estiveram prisioneiros na Alemanha.

Deram entrada, em conjunto com estas fotografias vários equipamentos fotográficos seus e do seu padrinho.

Existe, ainda, um conjunto de fotografias de retratos de estúdio da empresa Foto Vieira e do seu proprietário Jaime Vieira, de que se desconhece o seu modo de aquisição.
Documental tradition
Original
Arrangement
Aguarda tratamento.
Access restrictions
Acessível em parte (aguarda tratamento).
Conditions governing use
Reproduzível em parte (aguarda tratamento).
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída essencialmente de diapositivos cromógenea em película. Enquanto não forem digitalizados poderão ser visualizados numa mesa de luz.

Em termos de conservação, no seu geral, apresentam um bom estado, necessitando serem higienizados.
Other finding aid
Recenseamento em FRD disponível no CPF.
Creation date
30/12/2021 14:54:18
Last modification
19/12/2023 15:34:35
Record not reviewed.