Bernard Plossu

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/BP
Title type
Atribuído
Date range
1986 Date is certain to 1999 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 1737 doc. fotográficos, 5,5x8cm. Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Extents
2 Capas
0,12 Metros lineares
Biography or history
Bernard Plossu nasceu no Vietnam, Dalat, na antiga colónia francesa da Indochina, em 1945. Em 1958, em visita ao Norte de África, fotografou o Sahara com uma Brownie Kodak, fotografias que viriam a ser publicadas em 1994 na revista espanhola Fotografias. Na adolescência, apaixonou-se pela pintura, tomando contacto com as publicações sobre Mondrian, Klee e Kandinsky, mas é também atraído pela cinematografia de vanguarda da época, Buñuel, Dreyer, Bergman, Robert Bresson e Eisenstein, mas também americanos Robert Aldrich e Stanley Fuller. Queria ser realizador de cinema, filmou em 8 mm, ao mesmo tempo que também se interessou por fotografia. Em 1965, foi viver para o México.

Nos meados dos anos 60 viajou sem parar. Em 1965 associou-se à expedição Zashen-Max que parte para estudar os índios lacandones. Um acidente fá-lo perder a 8 mm na água. Substituiu então o registo cinematográfico amador pelo de fotógrafo.

Em 1966 viajou, a convite de Bill Coleman pelo Big Sur californiano, então habitado fundamentalmente por artistas. No ano seguinte esteve em França, onde conheceu a família Fresson e em 1970 na Índia.

Regressou a Big Sur onde se encontrou com Henry Miller e ao México. Em 1972 publicou pela primeira vez as suas fotografias. Realizou dois livros, Le voyage en Absurdie e Le Subanalisme, apenas publicando o segundo, com texto de Sergio Leone, (editions du Chêne, Paris, 1972). A publicação repete-se na Camera de Allen Porter.

Depois de ter exposto na Galeria Spectrum de Barcelona, de A. Guspi e na Califórnia, na Friends of Photography, Carmel, (1974), conheceu os então jovens fotógrafos americanos Kahn, Baltz, Ollman.

Regressou ao México para partir de novo, agora para o Níger, (1975) para fotografar os nómadas Peul, passando pelo Senegal, Egipto, Marrocos. Instalou-se nos Estados Unidos e casa com Kathy Yount. Viveu em Taos, Santa Fé e Novo México.

A partir de 1979 sucederam-se as exposições, e a publicação de imagens em catálogos, salientando-se entre outros: Le Voyage Mexicain, concepção de Claude Nori, Paris, 1979; Egipt, texto de Carole Nagar, Paris, 1979; Catálogo do Chateau d'Eau, por Jean Diuezaide; Catálogo do Museu Nicéphore Niepce, com Djan Seylan, Chalons-sur-Saône, 1981; Bernard Plossu 1965-1979, concepção de Carlos Serrano e P. Perez-Minguez, Nueva Lente, Madrid, 1979; um ensaio de Gilles Mora, New Mexico revisited, Albuquerque, USA, 1983. Após o seu divórcio, em 1985, Plossu regressou à França e realizou, com Regis Durand Chronique du retour. Cortou com parte da sua vida, queimando 90% dos seus negativos. No ano seguinte casou com Françoise Nuñez e iniciou uma exposição itinerante em Tours, Lille, Pujols e Vitré. Inicia nova exposição itinerante, (1987-1988), organizada por Tim Eaton sobre o livro The African Desert que percorreu os Estados Unidos.

Visitou as ilhas italianas Eolias em 1987-1988 a convite da FICA -Instituto Francês de Nápoles; veio a Portugal para participar nos Encontros de Fotografia em Coimbra, (Alguns Momentos em Portugal, com textos de Vincent Jacq e Pedro Miguel Frade, edição dos Encontros de Fotografia em Coimbra e Fundação Calouste Gulbenkian). O Museu Nacional de Arte Moderna - Centro Pompidou (MNAM) fez uma retrospectiva da sua obra, e recebeu ainda o Grande Prémio Nacional de Fotografia em França.

Viajou de novo pela Índia, Turquia e Mali. Expôs em Valência e Pamplona e começou a trabalhar nas Missões Fotográficas Transmanche. Instalou-se em Almeria, Níjar, publicou fotografias nas revistas La Luna de Madrid, E.V. e Lápiz, e participou na série da T.V. espanhola La Puerta Abierta. Viajou para a Grécia, onde fotografou as ilhas do Dodecaneso.

A partir de 1990 tem várias exposições, em Huelva, Tenerife, Barcelona, Madrid, Tarragona, Salamanca. Publicou álbuns e catálogos, entre outras publicações. Iniciou uma série de cursos de fotografia em várias cidades espanholas, ao mesmo tempo que participou em projectos fotográficos. Em 1992 partiu para a Polónia com Pierre Devin e Wojciech Prazmowski. Em 1993 regressou a França, instalando-se em Marselha, La Ciotat. Trabalhou com o Instituto Francês de Arquitectura e manteve exposições e projectos em Espanha e França. Expôs entre Maio a Junho de 1999 duas exposições na Cadeia da Relação do Porto com fotografias sobre a área metropolitana do Porto e Portugal, intituladas respectivamente "Porto" e "País da Poesia", das quais resultaram os catálogos com o mesmo título.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
Este conjunto de imagens é o resultado de um convite efectuado pelo Centro Português de Fotografia ao fotógrafo a partir do qual se efectuaram as exposições "País da Poesia" e "Porto".
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Bernard Plossu, em Junho de 1998 e ratificada por protocolo em 2015.
Scope and content
Esta documentação ilustra as suas viagens por Portugal. Fotografa o Porto, Lisboa, Coimbra, Braga, Buçaco, Aveiro e os amigos que vai encontrando nessas viagens.
Documental tradition
Original - provas
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com as 12 áreas temáticas que o produtor estabeleceu, com ordenação sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Location of originals
Os negativos destas provas pertencem ao autor.
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 144 doc. fotográficos de Bernard Plossu na Colecção Nacional de Fotografia. PT-CPF-CNF.
Publication notes
SERÉN, Maria Carmo; - Porto. Porto: Centro Português de Fotografia, 1999. ISBN 972-8451-06-7
PLOSSU, Bernard; ARBAIZAR, Philippe; JACQ, Vincent, SIZA, M. Tereza - O País da Poesia. Porto: Centro Português de Fotografia, 1999. ISBN 972-8451-07-5
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
17/03/2022 12:47:24