Carlos Afonso Dias

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/CAD
Title type
Atribuído
Date range
1954 Date is certain to 1999-07-07 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 58 doc. fotográficos, 20x24cm, entre outros, Suporte: papel.Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Biography or history
Nasceu em Lisboa, a 4 de Setembro de 1930, filho de mãe galega e pai beirão. Viveu em Lisboa até 1967, e em Angola, no Lobito e em Luanda, até 1981. Vive em Cascais desde 1981 até à sua morte em 2010.

Atraído desde muito novo pela pintura começou a desenhar em 1946. Fez as primeiras fotografias em 1947, por influência de seu pai. Colaborou com desenhos na imprensa do Movimento da Unidade Democrática Juvenil (MUDJ), a que adere em 1948, e ilustrou uma breve história do cinema, da autoria de Arnaldo Aboim, na revista Imagem (1954). Nesse ano é detido pela Polícia Internacional de Defesa do Estado (PIDE), e neste mesmo ano terminou a licenciatura em matemática. Em 1953, adquiriu a sua primeira máquina fotográfica, passando a interessar-se mais seriamente pela fotografia. Em 1956 obteve o diploma de engenheiro geógrafo; entre 1957 e 1967 trabalha regularmente no Centro de Geografia do Ultramar.

Durante os anos de 1957 e 1958 manteve um convívio fotográfico regular com Gérard Castello-Lopes, Michael Barrett, Gil Graça e seu irmão José Manuel, chegando a realizar concursos privados de fotografia semanal. Em 1958 fez um curso de especialização em fotogrametria cartográfica, em Itália, completado, um ano mais tarde no National Research Council do Canadá, em Ottawa. Ainda em 1958 realiza o seu sonho de ter uma Leica (M3) que adquire na Alemanha. No mesmo ano, fez visitas fotográficas à Nazaré (com Gérard Castello-Lopes) e a Andaluzia. Em 1958 conheceu Fernanda, nascida em Luanda, com quem vem a casar em 1961. Durante a estadia no Canadá, em 1959, fez duas visitas a Nova Iorque onde fez algumas fotografias. Juntamente com Gérard Castello-Lopes projectou, em 1960, ensaios fotográficos sobre o Rio Tejo e sobre o Sul de Espanha e o Norte de África, que não se concretizaram. Em I963, 1965 e 1966 fez campanhas de fotogrametria em Angola, percorrendo o Leste de Angola desde a Luanda ao Kuando-Kubango. Em 1967, decide mudar de vida e vai viver para Angola onde se dedica à investigação pesqueira. Em Outubro de 1975, em consequência da súbita invasão de Benguela e Lobito por forças sul-africanas, abandonou a sua casa e refugiou-se em Luanda com a mulher e seus três filhos. A casa foi saqueada de todos os seus haveres incluindo a Leica e todo o equipamento fotográfico. De 1975 até 1981 foi assessor científico da Secretaria das Pescas do Governo da República de Angola, em Luanda, e colaborador do Centro de Investigação Pesqueira no Lobito. Em 1981 regressou a Portugal ingressando no Instituto Nacional de Investigação das Pescas (INIP), posteriormente Instituto Português de Investigação Marítima (IPIMAR) e actualmente Instituto Nacional de Investigação Agrária das Pescas e do Mar (INIAP).

Não encontrando estímulo suficiente para recomeçar a fotografar dedicou-se novamente ao desenho. Fez uma exposição individual de desenhos na Casa das Artes de Tavira em 1985, e participou nesse ano e no seguinte em exposições colectivas de artes plásticas. Em 1989, por insistência de António Sena, acedeu a expor, na galeria Ether, 42 das fotografias que fez entre 1954 e 1969 (com edição de catálogo). Em 1991 expôs na colectiva de fotografia 1839-1989, Um Ano Depois, Colecção de fotografias da Secretaria de Estado da Cultura, bem como em França, com a exposição Photographie: Portugal 1890-1990, Les Années de Transition, no âmbito da EUROPÁLIA, em Charleroi. Em 1995 participou na exposição realizada pela Fundação de Serralves, Porto, A Arte do Ver e do Dizer, mostra da Colecção Nacional de Fotografia, da Secretaria de Estado da Cultura; em 1999 participou também na exposição Cárceres de Luz, exposição organizada pelo Centro Português de Fotografia para a comemoração do 2º aniversário do Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova e em 2000 expôs na mostra colectiva Fotografia Portuguesa, no Edifício Sede da União da Europa Ocidental (UEO) em Bruxelas quando Portugal assumiu a Presidência da UEO.

Em 1998 passa à situação de reforma por antecipação e decide recomeçar a fotografar. Expôs na ex-Cadeia da Relação do Porto, de Dezembro de 2002 a Fevereiro de 2003, uma retrospectiva do seu trabalho intitulado Fotografias - 1954-1970.

O autor morre em Fevereiro de 2010.
Custodial history
Este conjunto de imagens é o resultado do seu trabalho enquanto fotógrafo. O autor cedeu os negativos a partir do qual o Centro Português de Fotografia efectuou impressões que deram origem a já referenciada exposição intitulada «Fotografias - 1954-1970».
Scope and content
Esta documentação ilustra aspectos urbanos, sociais e arquitectónicos de Portugal (Lisboa, Cascais, Nazaré, Ericeira) e de países estrangeiros (Estados Unidos, Itália, França, Espanha, Angola, Suíça e Inglaterra).
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA - Arquivo Fotografia do Porto. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2005. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
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Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 6 doc. fotográficos de Carlos Afonso Dias na Colecção Nacional de Fotografia. PT-CPF-CNF. Portugal, Arquivo Nacional da Torre do Tombo, existem documentos textuais no arquivo da PIDE – Policia Internacional de Defesa do Estado
Publication notes
DIAS, Carlos Afonso - Carlos Afonso Dias : fotografias 1954-1970. Porto: Centro Português de Fotografia, 2001. 144 p. ISBN 972-6451-19-9.
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
13/08/2015 12:54:50