Digital representation
Digital representation thumbnail

Traldi & C.

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/TCM
Title type
Atribuído
Date range
1908-12-28 Date is certain to 1909-01 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 15 doc. fotográficos, 13x18cm. Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata.
Biography or history
Traldi & C. é um estabelecimento activo no início de 1900 na Via Fontana, nº 16, Milão, Itália.

Este estabelecimento terá estado ativo até aos anos 40/50, de acordo com informações que se encontram na imprensa.

Para além desta coleção são-lhe conhecidas outras edições do género sobre Veneza - "Ricordo di Venezia"-, Milão -"Milano - 20 Principali Vedute"- e Trieste.

A empresa Traldi & C. funcionava como editora e terá adquirido as fotografia ao "Studio Fotografico Grita", da Catania, na Sicília.
Geographic name
Milão
Functions, ocupations and activities
Traldi & C. de Milano:editor; Studio Fotografico Grita: fotógrafo.
Internal structure/genealogy
Da empresa Traldi & C. nada sabemos osbre a sua organização.

Do "Studio Fotografico Grita", sabemos que situava na Sicília, com sede na cidade da Catania e que filial na em Messina.

Inicialmente, propriedade de Salvatore Grita (1876-1912), passando mais tarde a ter a denominação de "Studio fotográfico S. Grita e figlio", por referência do seu filho Michele Grita.
Acquisition information
Documentação foi adquirida em 2000.
Scope and content
As fotografias foram tiradas pelo estúdio fotográfico Cav. Grita, situado na cidade de Catania, Sicilia. Este estabelecimento, inicialmente propriedade de Salvatore Grita (1876-1912), passando mais tarde a ter a denominação de "Studio fotográfico s. Grita e figlio", o referenciado Michele Grita.

A empresa milanesa Traldi & Companhia editou as fotografias e realizou uma coleção de postais.



Esta colecção compreende imagens relativas ao terramoto, com escala de 7,2 na escala Richter, e a onda tsunami de 12 metros de altura que assolou as duas cidades do Estreito de Messina, entre a Sicilia e a região da Calabria, em Itália, a 28 de dezembro de 1908.

Messina terá perdido quase a metade dos moradores. O número total de vítimas é estimado em 70 a 100.000 pessoas (algumas fontes falam que foi 200 mil).
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo em linha (Digitarq - software de descrição arquivistica).
Publication notes
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
29/01/2014 15:58:36