Nuno Borges de Araújo

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/NBA
Title type
Atribuído
Date range
1998 Date is certain to 1998 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 530 doc. fotográficos de 35mm. Suporte: plástico. Polaridade: negativos. Cor: p/b e cor. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
15 Rolos
Biography or history
Nuno Borges de Araújo nasceu em Braga em 1959. Durante os anos de 1976 a 1978 trabalhou em arqueologia, em Braga e noutros locais do país. Iniciou a sua aprendizagem da fotografia em 1977, como autodidacta. Em 1981, iniciou o curso de arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A partir de 1993 fez inúmeros trabalhos de fotografia, especialmente de arquitectura, alguns deles publicados em revistas e monografias nacionais e estrangeiras. Em Julho e em Setembro de 1994, fotografou o Teatro Rivoli, no Porto na primeira fase do processo de renovação do edifício. Participou em exposições colectivas de fotografia e realizou uma exposição individual em 1998. Desde 1994 tem feito pesquisa na área da história da fotografia em Portugal, tendo trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro. Presentemente é investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho.
Custodial history
Esta documentação é o resultado de uma encomenda efectuada pelo Centro Português de Fotografia ao fotógrafo para a realização de imagens de Lordelo do Ouro. Este pedido visava a utilização destas imagens na Monografia da freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto. Posteriormente iriam ser realizadas as imagens definitivas com o material fotográfico adequado, avaliadas as melhores condições de iluminação natural e enquadramento, contudo, por circunstâncias que ultrapassaram a vontade do autor a segunda e mais cuidada série de imagens não chegou a ser realizada.
Acquisition information
Resultado de uma encomenda para a realização de imagens de Lordelo do Ouro, em 1998.
Scope and content
Âmbito: As fotografias são o resultado de uma encomenda efectuada pelo Centro Português de Fotografia ao fotógrafo para a realização de imagens de Lordelo do Ouro. Este pedido visava a utilização destas imagens na monografia da freguesia de Lordelo do Ouro, no Porto. Estas fotografias constituem apenas uma primeira abordagem de reconhecimento aos locais cujas imagens foram solicitadas na encomenda. Posteriormente iriam ser realizadas as imagens definitivas com o material fotográfico adequado, avaliadas as melhores condições de iluminação natural e enquadramento. Por circunstâncias que ultrapassaram a vontade do autor esta segunda e mais cuidada série de imagens não chegou a ser realizada.

Conteúdo: A documentação representa aspectos arquitectónicos paisagísticos da freguesia de Lordelo do Ouro, no ano de 1998.
Arrangement
Ordenação numérica.
Access restrictions
Documentação não acessível e que aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Listas dos rolos.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
20/03/2023 09:35:28
Record not reviewed.