Hugo da Paz dos Reis

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/CPF/APR-HUG
Title type
Atribuído
Date range
1915 Date is uncertain to 1948 Date is uncertain
Prominent dates
Década de 30
Dimension and support
Dimensão: c. de 742 doc. fotográficos, 4,5x8cm, 9x12cm, e 10x15cm entre outros. Suporte: vidro, película. Polaridade: negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Biography or history
Hugo Virgílio da Paz dos Reis nasceu, no Porto, em 1891 e veio a falecer na sua casa de Gaia (Quinta da Corga-Chafariz) no dia de Natal de 1949, com 58 anos de idade.

Começou por trabalhar como bancário em Chaves, no Banco Pinto & Sotto Maior e mais tarde em Viana do Castelo, onde conhece Maria Raquel Abrunhosa.

Além de bancário tinha participações numa sociedade agrícola, tendo mantido a ligação às flores, por influência de seu pai Aurélio da Paz dos Reis.

A família Abrunhosa-Paz dos Reis viveu até 1949 na casa da Rua Rua Barão Nova Sintra, casa da família Paz dos Reis. Em junho/julho de 1949, a família passa a morar na Quinta da Corga-Chafariz, em Gaia, onde tinha construído uma casa, com o laudémio pago pelo Cunha da Rasa a Bernardo Abrunhosa, pai de Raquel. Hugo Virgílio pouco usufrui da mesma pois passado sete meses falece, face a complicações cardíacas. A quinta é vendida pelos filhos a Delfim Ferreira, tendo hoje o nome de Quinta do Cisne e onde funciona uma sociedade agrícola.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Bancário.
Internal structure/genealogy
Hugo Virgílio da Paz dos Reis (1891-1949) Hugo é o terceiro dos quatro filhos de Aurélio da Paz dos Reis e Palmira Cândida de Souza Guimarães.

Em 1923 casa com Maria Raquel Sousa Pinto Abrunhosa, filha de Bernardo Pinto Abrunhosa e Lucinda das Dores de Sousa Moreno.

Teve dois filhos, Hugo e Hilda.
Acquisition information
Documentação depositada por Hugo da Paz dos Reis (filho do autor) no Centro Português de Fotografia em 1997 com a condição de a referida colecção de fotografias ficar no Centro Português de Fotografia, com sede no Porto. Em caso de dissolução ou transferência deste arquivo, deverá o espólio ser entregue nas mesmas condições à Câmara Municipal do Porto.

Em 2016, formaliza a doação do todo o acervo de família.
Scope and content
Na sua maioria, estas fotografias retratam a família e amigos em excursões, viagens e actividades lúdicas. Encontram-se, igualmente, imagens de acontecimentos sociais e paisagens de várias localidades de Portugal.
Documental tradition
Original - negativo
Arrangement
Classificado como sub-fundo.

Foi mantida a numeração atribuída aquando da inventariação (em 1997/98) e digitalização (2007/2008) de todo o arquivo entregue no CPF, que ocorreram previamente à fase de classificação (em 2017/18). Só neste momento foi possível verificar que algumas caixas/negativos eram da autoria de Hugo Paz dos Reis, atenta a inscrição numa das caixas originais e os acontecimentos/temáticas retratados. Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital, aprte em linha e parte localmente, por força dos direitos de imagem.
Conditions governing use
A reprodução de documentos sujeita-se a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, bem como os direitos de persolnalidade. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Direcção do Centro Português de Fotografia. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
28/09/2021 12:15:11
Record not reviewed.