Digital representation
Digital representation thumbnail

Exposition Universelle de 1889

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0007
Title type
Formal
Date range
1889 Date is certain to 1889 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (19x26x7,5 cm); com 50 documentos fotográficos em papel (provas em albumina)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Filhos do fotógrafo Jean César Neurdein, conhecido pelo pseudónimo Charlet, os irmãos Neurdein abriram um estúdio fotográfico em Paris em 1863, sucessivamente rue des Filles du Calvaire, Rue des Filles St. Thomas, Boulevard de Sebastopol e da Avenida Breteuil). Cada um deles assumiu diferentes responsabilidades no negócio. Enquanto Étienne (1832-após 1915), o fundador, era responsável pela administração da oficina e fazia retratos, Louis-Antonin (1846-após 1915) viajava para fotografar monumentos, edifícios e paisagens.



Em 1886 e 1888 os irmãos Neurdein obtiveram uma medalha de ouro na Exposição Internacional da Sociedade de Ciência e Industrial Arts. Esta medalha foi renovada na Exposição Universal de 1889 pelas vistas panorâmicas feitas. Em 1900, eles ainda obter um Grand Prix.



Os irmãos publicavam as suas fotografias sob as marcas ND e X. foram amplamente distribuídos.

A casa Neurdein produziu vistas de França, da Bélgica, da Algéria e do Canadá.



Conhecido pela capacidade de reproduzir os castelos, igrejas e locais históricos, o Departamento de Instrução Pública e Belas Artes concede-lhes o direito de efetuar a recolha fotográfica dos Monumentos Históricos, em 1898, até o início das hostilidades. Este direito incluiu a circulação e venda de impressões obtidas a partir das fotografias pertencentes ao Estado. Dessa autorização constava também a manutenção da coleção de monumentos históricos, seus dependentes, bem como a atualização e impressão das coleções do catálogo.

Os arquivos fotográficos Médiathèque de l’architecture et du patrimoine conservam mais de mil clichés de vidro feitos pelos dois irmãos.



Sabe-se também, que Roger-Viollet comprou, em 1970, a partir da "Compagnie des Arts Photomécaniques", o espólio da casa constituido por várias centenas de milhares de negativos e álbuns de fotografia.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafos
Custodial history
É desconhecida a forma como o álbum chegou até a Livraria Chaminé da Mota para venda.
Acquisition information
Adquirido em Dezembro de 1997 (INF. 128/97) à Livraria Chaminé da Mota.
Scope and content
Levantamento fotográfico da Exposição Universal de Paris, com vistas da Torre Eiffel, os pavilhões dos diversos países repersentados, tal como Portugal, Grã-Bretanha, América, México, Chile, Argentina , Brasil, Bolivia, Marrocos, Japão, Bélgica, Algéria, Conchichina. Retrata ainda os monumentos da cidade.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 14
Previous location
AFP4667
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
11/03/2011 00:00:00
Last modification
13/05/2016 14:23:24
Record not reviewed.