Digital representation
Digital representation thumbnail

Missão de Demarcação da Fronteira Sueste de Angola - Ano de 1914

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CAF/0011
Title type
Formal
Date range
1914-01-31 Date is certain to 1914-12-30 Date is certain
Prominent dates
1914
Dimension and support
1 álbum 28x39x1,5 com 91 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Carlos Viegas Gago Coutinho, mais conhecido por almirante Gago Coutinho, nasceu na madrugada de 17 de fevereiro de 1869. Filho primogénito de José Viegas Gago Coutinho, marítimo, natural de Faro, e de Fortunata Maria Coutinho, natural de Faro, moradores na Calçada da Ajuda, n.º 5. Consta que faleceu no dia 18 de fevereiro de 1959, em Lisboa, na freguesia de Santa Engrácia.



Terminado o Liceu, os poucos recursos económicos do seu pai não lhe permitiram ir frequentar um curso de Engenharia na Alemanha, pelo que segue a carreira de marinheiro em Portugal. Após frequentar a Escola Politécnica, aos 17 anos de idade alista-se como aspirante na Marinha. Em 1888 conclui o curso na Escola Naval e 1890 é promovido a guarda-marinha, gozando um ano depois do cargo de segundo-tenente.



O almirante Gago Coutinho era um homem multifacetado. Foi oficial de marinha, geógrafo, navegador aéreo, historiador e acima de tudo um homem que dedicou a sua vida à ciência. De entre todas as suas facetas a actividade de geógrafo, terá sido aquela que mais o apaixonou. Durante cerca de 20 anos viveu no campo, dividindo a sua tividade por trabalhos geodésicos, cartográficos e de delimitação de fronteiras, e "quando vencido pelo cansaço físico, recolheu-se num gabinete da Comissão de Cartografia, no Terreiro do Paço, a orientar e acompanhar outras campanhas." (IICT-AHU).
Functions, ocupations and activities
Oficial de marinha, geógrafo, navegador aéreo e historiador.
Acquisition information
Adquirido por doação de Carlos Afonso Dias, em Novembro de 2002.
Scope and content
O álbum documenta as demarcações da fronteira do Barotze, fronteira sueste de Angola, realizadas no ano de 1914. No ano anterior, a arbitragem internacional tinha delimitado a fronteira no papel. Esta missão foi comandada pelo almirante Gago Coutinho, tendo como colaborador o segundo-tenente Arthur de Sacadura Cabral a quem o almirante chamava «observador de fina vista».
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral Armário04 Gaveta 24
Previous location
AFP4663
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem doc. fotográficos de Alberto Marçal Brandão, sobre a missão da delimitação das fronteiras ao norte e sul de Tete, no fundo PT/CPF/AMB;

Relação Completiva: Portugal, Investigação Cientifica e Tropical do Arquivo Histórico Ultramarino, existe um vasto acervo do Almirante Gago Coutinho.
Creation date
11/03/2011 00:00:00
Last modification
20/06/2013 09:48:36
Record not reviewed.