Convento de Alpendurada, Marco de Canaveses

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/ALP/0003
Title type
Formal
Date range
1903 Date is uncertain to 1922 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 34 docs. fotográficos, Suporte: vidro
Scope and content
As fotografias desta caixa/ui refletem o exterior e interior do Convento de São João Baptista de Alpenduradada, morada de família do autor, João Baptista de Carvalho Pereira de Magalhães, 2º conde de Alpendurada.

O Convento beneditino de São João Baptista de Alpendurada, fundado em meados do século XI, pelo Padre Avelino, deixa de pertencer à Ordem Beneditina em 1834 aquando da extinção das ordens religiosas em Portugal. É confiscado pelo estado e vendido em hasta pública no mesmo ano. Foi adquirido por António Vieira de Magalhães, 1º barão e visconde de Alpendurada. Passou a ser morada de família de seu neto Francisco António Pereira de Magalhães aquando do seu casamento, em 1878, com Maria Filomena de Carvalho Rebelo Teixeira de Sousa, da Casa do Poço de Lamego.

O Convento e as suas quintas mantiveram-se na família dos Condes de Alpendurada até 1926, quando após um revés económico obrigou João Baptista de Carvalho Pereira de Magalhães, 2º conde de Alpendurada, a vender parte das suas propriedades. O convento e a sua quinta foram vendidos a Regina Quintanilha, residente de Lisboa, primeira mulher licenciada em Direito e Advogada em Portugal.
Physical location
Depósito Frio Estante 06 Prateleira 01
Language of the material
Português
Creation date
08/04/2014 16:26:24
Last modification
22/07/2015 15:52:19
Record not reviewed.