Digital representation
Digital representation thumbnail

Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portuguezes: Ponte Maria Pia sobre o Douro

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0002
Title type
Formal
Date range
1876-01-04 Date is certain to 1877-11-04 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (55x43,5x2,3 cms); com 9 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Emílio Biel & Cª., Porto
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O álbum retrata as etapas da construção da ponte Maria Pia sobre o rio Douro.

Da primeira página do álbum consta que esta ponte fica "na 5ª secção da linha do Norte. Tem a extensão de 352,m875, a altura de 61,m26, e a abertura do vão central é de 160m". Foi principiada e 4 de Janeiro de 1876 e inaugurada por SS. MM. El-rei D. Luís e a Rainha D. Maria Pia em 4 de Novembro de 1877, sendo Osborne Jacques Sampayo, administardor delegado do Conselho de Lisboa, D. Joaquim de la Gandara, administardor delegado do Comité de Paris, Manuel Afonso d' Espregueira, director da Companhia, Pedro Inácio Lopes, engenheiro Chefe da Construção e edificada, pela empresa G. Eiffel & Cª (Levallois-Perret-pres-Paris). O projecto foi do engenheiro Théophile Seyrig.



Foi a primeira ponte ferroviária a unir as duas margens do rio Douro.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 12
Previous location
2556
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
19/10/2020 10:23:07
Record not reviewed.