Digital representation
Digital representation thumbnail

Companhia de Mossamedes

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0031
Title type
Formal
Date range
1894 Date is certain to 1899 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (16x25x8 cms); com 58 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Extents
1 Álbuns
Author
H. Guilmin, diretor da companhia
Biography or history
A "Mossamedes Society", conhecida entre nós por Companhia de Mossamedes era uma empresa de responsabilidade limitada criada em 1894, pela Royal Society, contudo a maioria do capital era francês, com sede em Paris.

Esta empresa terá nascido do tratado assinado entre França e Portugal, em Maio de 1886, por altura da assinatura do Mapa Cor-de-Rosa, pelo qual era assegurado o exercício da influência e soberania do Estado Português no território descoberto pelos oficiais da Marinha Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens entre 1884 e 1885, no seguimento das iniciativas de exploração destinadas a conhecer a zona que separava as colónias de Angola e Moçambique. Contudo, o interesse pela zona de Moçâmedes, hoje Namibe, estava já fundamentado pelas explorações realizadas nos anos 70 e pela colonização iniciada nos anos 40, quer com colonos trazidos do Brasil quer com colonos madeirenses e do Algarve, nomeademente de Olhão.

Tinha como principal objectivo promover o desenvolvimento de infra-estruturas, nomeadamente a construção da ferrovia, a implantação e desenvolvimento da produção agrícola, bem como a exploração de recursos minerais. Estava instalada na colónia portuguesa de Angola e os seus funcionários eram na maioria franceses. H. Guilmin era o diretor da companhia, Bryant, um engenheiro e Emile Van der Kellen eram seus funcionários.

A instalação da companhia no terreno proporcionou a Portugal grandes serviços pois com as expedições feitas pela empresa para examinar o seu território foram chamados vários especialistas, de prospetores a engenheiros, biológos e agronomos.
Geographic name
Namibe, Angola
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O álbum terá sido realizado no âmbito dos trabalhos desenvolvidos pela "Companhia de Moçâmedes", em Angola. As fotografias estão coladas sobre cartões com as legendas manuscritas em língua francesa.

As fotografias são representativas de diversas fábricas existentes em Moçâmedes, das paisagens, desde o rio Cunene, a Ediva, ao Humbe, a Otjitanda, a Porto Alexandre, a Cubango, Cassinga e Mussaca, de diferentes expedições e seus intervenientes, como é o caso da expedição do médico da Armada Real, José Pereira do Nascimento, em 1894, ou da "Cassinga Concession", em 1897, ou ainda da expedição ao Zambeze, em 1899.

Apresenta ainda as gentes nativas, como as tribos Ganguela, Amboelas e Cafima e os colonos portugueses e böer, os animais, como os hopopótamos e antílopes e a sua excêntrica fauna, a welwitchia mirabilis, sendo que em muitos casos dão a conhecer os funcionários da referida empresa.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Estante 01, Prateleira 15
Previous location
2585
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
18/12/2014 09:37:37
Record not reviewed.