Digital representation
Digital representation thumbnail

Comércio e Indústria: Galeria Biográfica Contemporânea Luso-Brasileira - 1884-86, Vol. 2

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0036
Title type
Formal
Date range
1884 Date is certain to 1886 Date is certain
Dimension and support
1 jornal encadernado (26,5x36,5x1,5 cms); com 39 documentos fotográficos em papel (albumina e fototipia)
Extents
1 Livros
Colaborator's name
Fotógrafo: Photographia Contemporanea
Biography or history
O "Commercio e Industria" foi fundado em 1880 pelo jornalista João d' Almeida Pinto e tinha escritório na rua do Arco da Graça, 30, perto do Rossio, em Lisboa. Foi impresso pela Tipografia e litografia de Adolfo, Modesto & Ccª e pela Tipografia Matos Moreira.

Em 1886 o jornal passou a a ter o subtítulo "Sciencias, Artes e Letras" pelo facto de incorporar uma outra publicação da empresa o jornal "Contemporaneo" dedicado às artes.



O redator do jornal era Magalhães Lima, tendo como colaboradores A. Ennes, Lorena Queiroz, Pinheiro Chagas, R. Ortigão, Rodrigues de Freitas, entre tantos outros colaboradores.

Ao nível da fotografia tinha a colaboração da empresa Photographia Contemporanea, na Rua do Arco da Graça em Lisboa.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O "Commercio e Industria" era uma folha ilustrada com retratos e biografias, que tal como declarou o seu proprietário pretendia "crear uma galeria de homens, que, saidos do seio do povo, tivessem, para n' elle figurarem, se tornado notáveis cidadãos".



Este 2º volume condensa os números (41 a 80, com excepção do nº 47, que foi rasgado), saídos entre 1884 e 1886.



Cada número é dedicado a um notável do comércio e indústria, contendo uma fotografia do mesmo e uma biografia, seguida de outras notícias dedicadas à temática, bem como divulgava os acontecimentos relacionados com o objecto do jornal.

Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 01, Prateleira 15
Previous location
2670
Language of the material
Português
Type of container
Livro
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
13/04/2022 11:40:11
Record not reviewed.