Digital representation
Digital representation thumbnail

Coleção de Costumes Portugueses

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0037
Title type
Formal
Date range
1871 Date is certain to 1900 Date is certain
Dimension and support
1 caixa (38,5x33,4,5 cm); com 29 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Caixas
Biography or history
José Albino Pereira de Carvalho nasceu em Penafiel em 1841 e faleceu em Monção a 5 de Agosto de 1920.



Aos 18 anos embarcou para o Brasil. Desenvolveu várias actividades, de entre as quais se destacam a tradução de escritores franceses e a música, tendo feito parte do quinteto amador que teve honras de concertos múltiplos para o Imperador. A sua atividade profissional foi desenvolvida na área da bolsa, tendo sido corretor da bolsa. Pertenceu a diversos conselhos fiscais e publicou livros sobre essa matéria.



Como fotógrafo amador assinava o seu trabalho como "Carvalho - Photographo Amador", e fez várias exposições no Porto, Londres e Berlim (1896-1897) sempre com "Costumes Portugueses".Tinha na sua quinta edificada em Viana do Castelo um atelier de fotografia.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
A "Coleção de Costumes Portugueses" é uma série de albuminas (16x22 cm) coladas em cartão (31,2x37,2) com um friso dourado. Apresenta costumes do Algarve ao Minho, passando pelo Douro, Porto, Lisboa e Alentejo.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Estante 01, Prateleira 15
Previous location
2672
Language of the material
Português
Type of container
Caixa
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 43 documentos fotograficos no álbum "Coleção de Costumes Portugueses", da autoria de José Albino Pereira de Carvalho. PT/CPF/CNF-CALVB/0040.

Relação completiva: Portugal, Arquivo Municipal do Porto, existem 54 documentos fotograficos no Arquivo José Albino Pereira de Carvalho. PT-CMP-DMA/PRI/JPC.
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
18/12/2014 09:46:48
Record not reviewed.