Digital representation
Digital representation thumbnail

Monte de Arados: Citânia: muralhas

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0004/000018
Title type
Atribuído
Date range
1954-09 Date is certain to 1954-09 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
O Monte do Ladário situa-se na Freguesia de Alpendurada e Matos, no concelho de Marco de Canaveses.

A freguesia de Alpendurada e Matos "está rodeada pelos rios Tâmega e Douro, num vale entre o Monte Arados (também conhecido por monte de S: Tiago ou monte Ladário) e o monte Moirinte. Esta península confronta a norte e nascente com as freguesias de Favões, Ariz e Magrelos; a poente com as freguesias de Várzea do Douro e Torrão; a sul com o rio Douro e a ponte com o rio Tâmega".



O Monte do Ladário é tambem conhecido por: Monte de S.Tiago, Monte dos Arados ou Monte de Santiago.



É no alto do monte que existe um Castro (Ruínas ou restos arqueológicos de um tipo de povoado).



Este castro é conhecido por: Castro dos Arados, Alto de Santiago, Citânia dos Arados (usalmente citânia é um castro de maiores dimensões e importância).



A propósito deste castro, a IGESPAR refere "Povoado fortificado proto-histórico, encontraram-se vestígios materiais no perímetro do Castro dos Arados que confirmam a sua ocupação durante as épocas romana e medieval. Implantado num outeiro sobranceiro ao rio Douro e ao rio Tâmega, este povoado possui três linhas de muralhas edificadas com dois paramentos paralelos preenchidos com pedra miúda, que chegam a atingir cerca de 6 m de altura, perfazendo um recinto fechado elipsoidal. No seu interior, são ainda visíveis resquícios de diversas construções habitacionais de planta predominantemente circular e rectangular, embora algumas tivessem sido bastante destruídas, nomeadamente devido ao derrube de certas zonas muralhadas. Durante o século XVII terá sido descoberta uma necrópole no sopé do outeiro com cerca de doze sepulturas escavadas no solo, delineadas com lajes e cobertas com lousas, que forneceram diverso espólio móvel associado, do qual faziam parte recipientes cerâmicos, pregos e moedas romanas atribuídas ao Alto e Baixo Império. [AMartins]"



Esta castro foi classificado como MN - Monumento Nacional pelo decreto de 16-06-1910, DG nº 136, de 23-06-10.
Scope and content
Detalhe das muralhas de Castro dos Arados no monte do Ladário em Marco de Canaveses.
Access restrictions
Documentação acessível.
Conditions governing use
Documentação não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico –Pesquisa de Patrimonio, Castro dos Arados [Em Linha], 2010, http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/70468/, [Consultado em 2010-05-27]
Junta de Freguesia de Alpendorada e Matos, Marco de Canaveses – Geografia [Em Linha], 2010,http://www.marcodecanaveses.pt/alpendorada/index.php?op=conteudo&lang=pt&id=55, [Consultado em 2010-05-27]
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito " Mte. Arados Citânia muralhas". No entanto, após observação da imagem optou-se por uniformizar o título.
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:32